Com reservas, Bahia é derrotado pelo Vasco por 2x1 no Brasileiro

Tricolor poupou maioria dos titulares pensando na decisão da Copa do Nordeste, quarta (24), mas poderia até ter tido um resultado melhor

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 21 de maio de 2017 às 16:04

- Atualizado há um ano

Com a cabeça na decisão da Copa do Nordeste, quarta (24), contra o Sport, na Fonte Nova, o Bahia foi derrotado na manhã deste domingo (21), em São Januário, pelo Vasco por 2x1, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tricolor entrou em campo com apenas cinco jogadores titulares mas até teve chance de um resultado melhor no segundo tempo. Pela Série A, o Esquadrão volta a campo domingo (28), às 19h, contra o Botafogo, no Engenhão, no Rio.

Se impondo, o cruzmaltino começou jogo totalmente na pressão. Logo aos 6, Luis Fabiano cabeceou sozinho e Jean defendeu. O goleiro tricolor voltaria a aparecer mais ainda minutos depois, quando fez milagre em chute do Fabuloso.Sob marcação de Gustavo, Gilberto, do Vasco, passa a bola (Foto: Paulo Fernandes/Vasco/Divulgação)O Bahia deu sua primeira chegada só aos 16, com um chute de longe de Gustavo. O Vasco respondeu em descida perigosa de Mateus que cruzou certinho para Kelvin, mas Armero se antecipou.

Aos 22, um lance que gerou muita reclamação. O volante Jean, do Vasco, vacilou e Gustavo roubou a bola. O vascaíno, que era o último homem da defesa, derrubou intencionalmente o centroavante tricolor. No entanto, erradamente, o árbitro Leandro Bizzio Marinho deu apenas o amarelo.

A melhor chance tricolor viria aos 34. Juninho bateu escanteio, Edson desviou e Eder, já sem goleiro, não conseguiu cabecear a bola para dentro do gol. A partir daí, o jogo diminuiu o ritmo e o primeiro tempo terminou em 0x0.

Vendo a possibilidade de ganhar o jogo, o técnico Guto Ferreira mudou o Esquadrão, que voltou do intervalo com dois dos seus titulares. Allione e Zé Rafael entraram no lugar de Diego Rosa e Maikon Leite.

O Bahia melhorou o rendimento e quase abre o placar aos 6 em chute de longe de Armero. Martín Silva espalmou no susto. Um minuto depois, quando prevalecia em campo, tricolor levou o gol. Após chutão na reposição, Tiago perdeu a dividida para Luis Fabiano, que achou Yago Pikachu sozinho para tocar na saída de Jean: 1x0.

Aos 17 e aos 20, Gustavo perdeu dois gols que não costuma deixar passar. Primeiro, Eduardo levantou, ele se antecipou a Breno e cabeceou pra fora. Depois, replay, só que com cruzamento de Armero pelo lado esquerdo. Novamente, o centroavante colocou muita força na bola.

Em cima do Vasco, o Esquadrão mais uma vez foi vítima do contra-ataque, Armero dormiu na jogada, Mateus Vital lançou Gilberto, que cruzou por baixo. Eduardo e Tiago ficaram para trás e Kelvin chutou. Jean espalmou mas Luis Fabiano empurrou pro gol no rebote.

Se perdeu na especialidade, Gustavo, ao menos, conseguiu não sair de campo em branco. Aos 37, Zé Rafael roubou bola na intermediária defensiva, avançou e abriu para Allione. O argentino viu bem o centroavante na direita, que recebeu e chutou forte para diminuir: 2x1.

Ameaçado, o cruzmaltino passou a segurar mais a bola. Só deu tempo para Armero e Gilberto se desentenderem e receberem cartão amarelo exageradamente. Pior para o colombiano, que já havia sido advertido e acabou expulso.