Assine

Com visita ao Bonfim, candidatos dão a largada em campanha pela Prefeitura


 

Olívia Santana, Bruno Reis e Major Denice estiveram na Colina Sagrada

  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 27/09/2020 às 10:57:00
Atualizado em 21/04/2023 às 15:45:07
. Crédito: Tiago Caldas/CORREIO

No dia em que se comemora a festa dos santos gêmeos Cosme e Damião, três dos nove candidatos à Prefeitura de Salvador deram início às suas campanhas pedindo as bênçãos do Senhor do Bonfim. 

A primeira candidata que chegou à Colina Sagrada foi Olívia Santana, do PCdoB, acompanhada dos correligionários, apoiadores e do vice na chapa  Joca Soares (PP).

Vestida de branco como manda a tradição, Olívia fez questão de ressaltar que o início da campanha com as bênçãos do Senhor do Bonfim representa toda fé e esperança de chegar ao segundo turno, sendo capaz de colaborar com a construção de uma administração pública onde as pessoas possam ser cuidadas. “Salvador é uma cidade marcada por desigualdades. Nossa candidatura está pautada no profundo desejo de que possamos mudar essa realidade tão dura para a nossa gente", pontuou. 

Durante a visita, Olívia foi acompanhada do vice governador do estado, João Leão, que fez questão de ressaltar as qualidades da chapa, quando se trata de promover a equidade social na cidade. "Acreditamos nessa jornada que começa hoje com as bençãos do Senhor do Bonfim, pois só quem conhece a realidade desse povo sofrido, é capaz de fazer a diferença", ressaltou. Estiveram presentes lideranças dos dois partidos, a exemplo de Haroldo Lima, o presidente do PCdoB estadual e secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães; o representante municipal do partido, Jurandir Júnior; os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida e a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira. Olívia foi a primeira a chegar (Foto: Tiago Caldas/CORREIO) Campanha diferenciada

A chegada do atual prefeito ACM Neto e do candidato Bruno Reis (DEM) foi discreta e, a todo o momento, a equipe buscava dispersar possíveis aglomerações. Até mesmo as selfies que foram solicitadas ao atual prefeito e o candidato Bruno Reis foram realizadas numa tentativa de manter os protocolos de segurança.

"Mantendo a tradição da nossa trajetória na vida pública, sempre nos momentos decisivos estamos aqui na Colina Sagrada pedindo rezas, benção, orações, proteções para nossa caminhada, que Deus nos ilumine para que a gente possa ter sabedoria. Vamos fazer uma campanha bonita. Mesmo com todas restrições colocadas pela pandemia, mas levando nossas ideias, o que pensamos para Salvador pelos seus próximos quatro anos. Esperamos ter apoio da população", disse Bruno.

O candidato pontuou que, mesmo na pandemia, não se pode perder a oportunidade de debater o presente e o futuro da cidade. "O nosso grande diferencial é a experiência administrativa, o conhecimento da cidade e dos seus problemas e quais são os caminhos para solucioná-los. Nós vamos mostrar ao longo desta campanha que, para Salvador avançar, diante de todos os nomes colocados, com muita humildade e respeito a todos eles, o nosso nome é o que preenche os melhores requisitos", afirmou.

Na oportunidade, o prefeito ACM Neto fez questão de lembrar que todo início de campanha ou gestão sempre foi celebrada com o pedido de bênçãos da ‘guarda imortal da Bahia’. “Nosso desafio é fazer uma campanha exemplar, respeitando todos os protocolos de saúde pública. Mas estamos confiantes que estamos dando largada a uma campanha vitoriosa de Bruno Reis", disse Neto. O prefeito fez questão de ressaltar que o dia de hoje é um dia de agradecer aos oito anos à frente da Prefeitura e de concluir o mandato com a sensação de dever cumprido e de cabeça erguida.

Onda Vermelha

A chegada da candidata Denice Santiago (PT) e da vice Fabíola Mansur(PSB) foi celebrada pelos militantes do partido que, por muito pouco, não protagonizaram um tumulto na frente do templo religioso, quando alguns candidatos a vereador quiseram forçar a entrada no Santuário, que está com limitação de acesso em virtude dos protocolos de segurança sanitária.

As candidatas chegaram acompanhadas do governador Rui Costa e, antes de chegarem ao Bonfim, participaram de um café da manhã realizado na antiga residência da família do governador, na rua Major Cunha Matos, na Liberdade. Para ele, há muito significado em iniciar a campanha na Liberdade e seguir para o Bonfim porque resgata a tradição de goverantes que sabem onde o povo mora e como vive. "Denice é de São Gonçalo do Retiro e isso pesa na hora de tomar decisões, pois, como dizia minha mãe, a cabeça pensa onde os pés pisaram", completou.

Para a Major Denice Santiago, o início da campanha concretiza tudo o que já era sabido desde o momento em que o convite para disputar a eleição foi aceito. "Tenho fé de que traremos o melhor para essa cidade. Eu trago a verdade de Salvador: a história de alguém que nasceu na periferia,estudou em escola pública, que com força, dedicação e vontade foi conquistando todos os seus projetos. É isso que quero mostrar:quando queremos, nós fazemos acontecer", completou. 

Chapa petista foi antes em caminhada na Liberdade (Foto: Jonas Santos/Divulgação) Campanha Propositiva

Após a visita e participação na missa na Basílica do Senhor do Bonfim, o candidato do Democratas à Prefeitura de Salvador, Bruno Reis inaugurou o comitê de campanha, na avenida Vasco da Gama. Na oportunidade, Reis disse que fará uma campanha propositiva, focada em debater os avanços da cidade nos últimos oito anos e projetos e ações para que a capital baiana continue avançando. O lançamento do comitê foi realizado em evento online, com transmissão pelo Youtube de Bruno, para evitar aglomerações, e com a presença de poucos familiares e aliados, além do prefeito ACM Neto (Democratas), da candidata a vice-prefeita Ana Paula Matos e do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior (MDB), coordenador da campanha do democrata. 

"Ao longo desses 45 dias, vamos levar nossa mensagem aos quatro cantos desta cidade  Primeiro lembrar a Salvador do passado, aquela triste realidade que nós vivíamos até 2012. Depois, vamos lembrar um pouco de tudo que foi feito, a transformação que Salvador viveu nesses últimos anos, e nós representamos a segurança, garantia e certeza de que essas transformações vão avançar muito mais", disse.

"Eu me preparei ao longo desses anos de vida pública. Diversas foram as missões que me foram dadas e nunca faltou dedicação, trabalho, foco, vontade de mudar a realidade. Eu respirei, nesses mais de 20 anos, esta cidade, conheço de perto seus problemas e também aprendi caminhos para solucioná-los. Eu quero é colocar tudo de bom que aprendi ao longo da minha vida para continuar servindo ao povo de Salvador", completou. 

Bruno ainda afirmou que pretende continuar dando atenção a todas as áreas da cidade, especialmente as mais carentes, que serão prioridade. "Nosso governo continuará investindo quase 80% nas áreas mais carentes de Salvador, transformando a realidade de crianças e jovens, que passaram a ter uma educação de qualidade, uma das melhores do Brasil. Na saúde, vamos avançar com a primeira maternidade municipal, mais um centro especial de reabilitação para as pessoas com deficiência e a clínica da dor para aqueles que sofrem com as dores crônicas", frisou. 

Protocolos

ACM Neto, que é presidente nacional da legenda, e Bruno Reis também reforçaram as medidas de segurança contra a Covid-19. "Nós temos muito orgulho de tudo o que construímos ao longo deste processo. Nós, juntos, realizamos o enfrentamento à pandemia. Salvamos muitas vidas, levamos segurança e tranquilidade para as famílias da nossa cidade. Em outro momento, nós estaríamos fazendo uma grande festa com a presença dos mais de 900 candidatos a vereador da nossa coligação", disse Bruno. 

"Mas não podemos perder a oportunidade de debater o presente e o futuro da nossa cidade, respeitando todos os protocolos. Nós fomos a primeira candidatura a baixar protocolo para realização de eventos de campanha durante a eleição", complementou Bruno, ressaltando que as pessoas podem ir ao comitê e pegar material de campanha sem precisar sair do carro.

O prefeito ACM Neto frisou que as medidas devem ser cumpridas por todos os candidatos. "Vamos preservar a vida, vamos respeitar os protocolos, vamos evitar as aglomerações. Não vamos permitir que as eleições, que são, talvez, o momento mais rico e mais vivo da democracia, momento em que o cidadão pode livremente escolher o seu futuro, se tornem vetor ou possam causar risco", alertou o prefeito ACM Neto. 

"Estamos vendo a segunda onda acontecer em vários lugares. Eu não quero que isso aconteça aqui em Salvador. Eu quero que a gente continue avançando com as medidas de flexibilização, com reformada das atividades. Agora, para isso, é fundamental que todos os candidatos tenham compromisso. Nós vamos dar exemplo. Vamos fazer esta campanha com as máscaras, com a higienização pessoal, distanciamento, respeitando o limite de 100 pessoas e evitando qualquer tipo de aglomeração", salientou.

CONFIRA TAMBÉM A AGENDA DOS OUTROS CANDIDATOS

Barcelar (Podemos) O candidato do Podemos, Barcelar decidiu começar a campanha pedindo proteção a Santa Dulce dos Pobres, antes de iniciar a campanha. Junto com o seu vice, Magno Lavigne (Rede), ele acompanhou na manhã deste domingo (27) a uma celebração na Paróquia Santa Dulce dos Pobres, no bairro do Saboeiro. Barcelar foi pedir proteção a santa Dulce dos Pobres (Foto: Divulgação) “Hoje é o início de uma jornada de muito trabalho. Vamos mostrar para Salvador que nossos projetos são pensados para o nosso povo. Escolhemos o local com muito carinho e acreditamos que Santa Dulce irá nos abençoar nessa caminhada”, pontuou. Após a missa, o candidato seguiu para o adesivaço na Boca do Rio.

Celsinho Cotrim (Pros) Celsinho Cotrim, candidato do Pros, começou a corrida eleitoral com uma caminhada com moradores do Lobato, no subúrbio. Celsinho Cotrim visitou bairros do subúrbio e da Cidade Baixa (Foto: Divulgação) Em seguida, ele se dirigiu para o bairro de Massaranduba, na Cidade Baixa onde se reuniu com moradores da localidade. Ainda neste domingo, Celsinho visitou passou por Arenoso, onde participou de um Caruru, em homenagem a São Cosme e Damião.

Cézar Leite (PRTB) O candidato pelo PRTB, Cézar Leite, fez uma carreata hoje pela orla de Salvador. Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, disse que a política na capital baiana precisa ser renovada. Cézar Leite fez uma carreata pela Orla (Foto: Divulgação) “Nós defendemos a família, o empresariado, os profissionais liberais. Como vamos mudar nossa cidade se continuamos votando nas mesmas pessoas? As pessoas querem liberdade, cada um seguindo a sua linha. É essa palavra que nós vamos defender”.

Hilton Coelho (Psol) O candidato a prefeitura de Salvador pelo Psol, Hilton Coelho, acompanhado da sua vice, Rosana Almeida, começou a campanha com a participação em um protesto no bairro de Itapuã, em defesa da Lagoa do Abaeté. Hilton Coelho participou de uma manifestação no Abaeté, em Itapuã (Foto: Divulgação) “Não tem refresco. Nós vamos para a guerra contra o conservadorismo. Iniciar a campanha eleitoral para a prefeitura de Salvador nesse ato é simbolicamente coerente com o nosso projeto de transformação radical para as maiorias da cidade”, disse.

Pastor Sargento Isidório (Avante) Candidato pelo partido Avante, o Pastor Sargento Isidório começou o domingo (27) gravando o seu programa eleitoral e também com uma reunião com a coordenação de campanha. No final da manhã, Isidório com a vice Eleusa, lançou oficialmente sua candidatura a Prefeito de Salvador no bairro de Periperi, na Praça do Sol. Pastor Sargento Isidório lançou sua campanha na Praça do Sol, no bairro de Periperi (Foto: Divulgação) O evento foi transmitido online pelas redes sociais do candidato onde falou sobre os projetos para a cidade: “queremos uma Salvador de Carinho, nosso povo merece mais atenção e mais serviços cidadãos. São 8 bilhões de orçamento por ano e esse recurso, todo mundo sabe, não chega a todos os soteropolitanos.”, disse.

Rodrigo Pereira (PCO) O candidato não divulgou sua agenda para este domingo.

*Com colaboração da a repórter Priscila Natividade