Comitê do Consórcio Nordeste pede proibição de eventos privados no Carnaval

Festas podem ajudar na disseminação da covid-19, diz parecer

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 16:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste divulgou um parecer técnico em que recomenda que festas privadas sejam proibidas durante o Carnaval, por conta da situação da pandemia da covid-19.

O comitê propõe também que o período não tenha feriado - em alguns estados, isso já irá acontecer, como é o caso da Bahia.

Os principais pontos da festa do Nordeste, como Salvador, Recife e Olinda, já cancelaram o Carnaval oficial. Em toda a Bahia, festas privadas podem acontecer, com limite de 1,5 mil pessoas no público. Isso levou ao cancelamento de alguns grandes eventos.

No parecer, o comitê diz que a ômicron é quatro vezes mais transmissível que a variante delta. O menor número de mortes do momento atual é por conta da vacinação, que também contribuiu para diminuir as hospitalizações, ressalta o documento. Apesar disso, o comitê destaca que "é impossível prever com segurança quando o novo pico será alcançado e qual será a duração da nova onda".

Um feriado de Carnaval pode servir de estímulo para as pessoas irem às ruas e aglomerarem, entende o comitê. Já as festas privadas "intensificariam a transmissão do vírus, como ocorreu no Réveillon, e resultariam no prolongamento da terceira onda no Brasil".

O parecer diz que o comitê entende as "dificuldades políticas e prejuízos econômicos" que uma medida do tipo traria, mas que o mais importante agora é salvadr vidas. "E vidas não têm preço". A sugestão é que, após o término da pandemia, "novos feriados extraordionários" possam ser criados pelos governos, como compensação.