Comunidade e prefeitura se unem para salvar Lagoa dos Patos, na Pituba

sustentabilidade
01.06.2019, 06:00:00
Atualizado: 01.06.2019, 08:56:38
Moradores do entorno da Lagoa participam do projeto de revitalização da área que esteve ameaçada pelo modelo de ocupação urbana (Marcelo Gandra/Divulgação)

Comunidade e prefeitura se unem para salvar Lagoa dos Patos, na Pituba

Local receberá plantio de árvores, captação de água e receberá novos equipamentos

Entre as ruas Piauí e Maranhão, na Pituba, tem uma lagoa. Suas águas não estão mais cercadas de dunas ou a água é escura, no entanto, o espaço representa um oásis de verde e natureza encravado em pleno centro urbano da capital baiana. Batizada de Lagoa Vela Branca, mas carinhosamente chamada de Lagoa do Patos, o espaço está passando por um processo de revitalização para que volte a abrigar a fauna local, que tinha até um jacaré, além de muitas aves.

O projeto consiste em replantar a vegetação nativa e hidrófila, ampliar a captação de água e requalificar fisicamente com novos equipamentos. Até agora já foram plantadas 35 árvores no local, entre Ingás, Aroeiras, Jenipapo, Pata de Vaca, entre outras. De acordo com o secretário municipal de Cidades Sustentáveis e Inovação, André Fraga, a proposta possui diversas frentes de atuação e, desde fevereiro, é realizado o monitoramento da água através dos poços piezométricos.

Numa dessas frentes de atuação, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) instalará parque infantil, cachorrodrómo, academia da melhor idade, mudança na iluminação e a construção de uma passarela sobre a lagoa, além da renovação do paisagismo.

“Temos uma parceria com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) e a Universidade para realizar um monitoramento do nível de água do manancial e a pressão com que essa água chega ao local, além do reflorestamento da área com espécies nativas”, esclarece Fraga, salientando que a revitalização também contempla a erradicação de espécies invasoras, como as amendoeiras, que comprometem o equilíbrio da lagoa. 

O secretário André Fraga (camisa preta) ressalta a importância da comunidade para efetivar as ações de recuperação realizadas pelo poder público (Foto: Marcelo Gandra/Divulgação)


O projeto de requalificação também prevê a ampliação de captação de água e requalificação física do espaço, além da promoção de ações de fiscalização e educação ambiental.

Residente na localidade há mais de duas décadas, Augusto Rosal comemora a possibilidade de revitalizar o espaço que, por décadas, foi degradado em virtude do modelo de ocupação e da presença de poços artesianos, que retiram a água do subsolo, matando a lagoa. "A lagoa estava precária, precisando de atenção do poder público. Esse plantio é uma das medidas muito positivas que vai salvá-la", festeja.  

O secretário, no entanto, diz que as ações do poder público terminam tendo pouca efetividade se não houver um comprometimento da comunidade local. “Estamos reunindo esforços para ver a lagoa bonita novamente, mas é fundamental que os moradores tenham uma participação efetiva nessas ações”, pontua, destacando a necessidade de  fiscalização dos poços no entorno. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/indicado-pelo-brasil-a-corrida-do-oscar-a-vida-invisivel-ganha-trailer-confira/
Dirigido pelo cineasta Karin Aïnouz, o filme estreia nacionalmente em 31 de outubro  
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-investiga-se-morte-de-empresaria-no-ce-foi-suicidio-ou-assassinato/
Ela discutia com o namorado no momento do disparo, que a atingiu no peito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rambo-ate-o-fim-e-o-adeus-do-personagem-de-stallone/
Quinto filme marca a despedida do soldado que chegou às telas em 1982
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lembra-do-acustico-mtv-projeto-esta-de-volta-com-tiago-iorc/
Musical com o cantor e compositor será exibido nesta quinta (19) na emissora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fieis-se-aglomeram-em-primeiro-dia-de-visita-da-representacao-do-corpo-de-irma-dulce/
Santa ficará definitivamente exposta a partir desta quarta-feira (18)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veterinaria-espancada-pelo-namorado-sofreu-lesao-grave-no-braco/
Agressão em Goiânia foi registrada em vídeo: 'Viva pela graça de Deus'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pagodinho-diz-que-a-vida-esta-dura-mas-mantem-a-fe-na-alegria/
O sambista carioca brilha no seu 24º álbum, Mais Feliz, cujo show de lançamento em Salvador será dia 9/2 na Concha Acústica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atiraram-pelas-costas-e-pisaram-na-cabeca-diz-familiar-de-estudante-morto-pela-pm/
Parentes de João Guilherme, 15, protestaram em sede de CIPM na Cidade Baixa
Ler Mais