Confira o que abre e fecha na Cidade Baixa por conta dos festejos do Bonfim

salvador
13.01.2016, 19:30:00
Atualizado: 13.01.2016, 19:43:37

Confira o que abre e fecha na Cidade Baixa por conta dos festejos do Bonfim

Órgãos públicos que ficam no trajeto da procissão fecham, estabelecimentos comerciais operam em horários diferenciados

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Quem mora ou depende de serviços que ficam na Cidade Baixa precisa ficar atento as mudanças nos funcionamentos de alguns estabelecimentos e órgãos públicos, que podem fechar ou ter horário especial por conta do festejo ao Senhor do Bonfim nesta quinta-feira (14).

http://www.secom.ba.gov.br/modules/galeria/uploads/9663/1421330102IMG_20150115_104712.jpg
(Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Não é feriado em Salvador, mas as mudanças no funcionamento ocorrem por conta da procissão que ocupa as ruas e exige a interdição de algumas vias. Confira o que abre e fecha:

Shoppings
Apenas os shoppings Piedade e Center Lapa funcionarão em esquema especial, com abertura das lojas e praça de alimentação às 9h e fechamento antecipado para às 18h.

Mercados
O Mercantil Rodrigues, que fica na Calçada, estará fechado. O Atakarejo da Calçada abrirá das 7h às 13h e o de Caminho de Areia das 7h às 16h. Não haverá alteração no funcionamento das lojas Bompreço, que funcionarão em horário normal das 7h às 22h.

Serviços
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o SineBahia, que ficam no bairro do Comércio, não abrirão. Também não funcionarão as agências do Correio Central Salvador (localizada no Comércio); Calçada; Mercado Modelo e Estrada da Liberdade.

Programação: celebração ecumênica começa às 8h desta quinta-feira (14)

A programação religiosa oficial da Lavagem do Bonfim começa amanhã, às 8h, com uma celebração ecumênica em frente à Igreja da Conceição da Praia. Ainda antes do ato, no entanto, ocorre a saída da Lavagem de Corpo e Alma, prevista para chegar ao meio-dia no Bonfim.

Nesse momento, os membros da Irmandade de Devoção do Senhor do Bonfim entregam as vassouras às baianas - que partem do Comércio logo após o ato ecumênico -  para que elas iniciem a lavagem do adro da Basílica do Bonfim. Após o ritual, a imagem do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da igreja, para veneração pública, até as 18h. 

A programação religiosa segue até domingo. Nesse período, os fiéis ainda poderão participar da 8ª e 9ª noites do novenário – sexta e sábado, sempre às 19h, e ainda da missa especial das crianças, às 17h do sábado. Domingo, a programação começa às 4h30 com a alvorada, e com missas às 5h, 6h, 7h30 e 10h. Às 9h, será recitado o Terço da Misericórdia e às 16h a festa se encerra com a Procissão dos Três Pedidos, dos Mares ao Bonfim.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas