Confira oito aplicativos que te ajudam a gerenciar seu negócio

empregos
22.02.2021, 14:31:00
Atualizado: 22.02.2021, 14:33:38
Adotar uma rotina de planejamento com a ajuda dos apps será um grande diferencial para o negócio (Shutterstock/reprodução)

Confira oito aplicativos que te ajudam a gerenciar seu negócio

CORREIO selecionou apps que vão dar uma força na hora de organizar as tarefas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Controle de fluxo de caixa, agenda de compromissos, grupos de trabalho, organização de demandas, gestão de projetos dentro de equipes. Essas são algumas das ferramentas oferecidas por aplicativos de gestão. A despeito de muitos serem pagos e oferecerem uma série de recursos, existem os gratuitos que, quando bem usados, podem ser ferramentas importantes para você organizar seu negócio.

O Correio ouviu especialistas que dão dicas importantes para tirar o melhor proveito dessa ferramenta acessível e tecnológica, especialmente para os empreendedores que estão começando, que ainda estão se acostumando com o gerenciamento financeiro e dos processos.

Para a professora do curso de Administração e da pós-graduação em Administração Estratégica da Estácio, Alessandra Giovana, planejar, organizar e gerir processos pode parecer uma perda de tempo. “A maioria dos empreendedores só dão valor a essa gestão mais de backstage quando toma algum susto, como a perda de prazo, perda de clientes ou, pior, rombos financeiros. Adotar uma rotina de planejamento certamente será um grande diferencial para o negócio”, diz Alessandra Giovana.



A professora salienta que o uso dos aplicativos dependerá muito do grau de digitalização da empresa e o objetivo, mas, no geral, eles ajudarão a melhorar a performance das empresas ao trazerem agilidade, assertividade e integração para os negócios. “Uma pequena empresa mais bem estruturada, que já tem um software próprio de gestão e de integração, pode focar em aplicativos gratuitos para gestão de fluxos de trabalho (como o Monday ou o Trello), ou de conversas instantâneas, como o Slack”, sugere, lembrando que ainda há o Google Drive, que ajuda a criar Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários de maneira colaborativa, além de serem armazenados na nuvem.

Gratuitos e pagos

A diretora da Aruna Marketing Priscyla Caldas, por exemplo, se reconhece fã e dependente das ferramentas do Google. “Desde que montei minha primeira empresa, há mais de 10 anos, que utilizo de diversas ferramentas para otimizar a rotina e facilitar a comunicação com minha equipe e os nossos clientes. Uso diariamente a maioria das suas ferramentas, sendo elas pagas ou gratuitas”, completa. A especialista em marketing digital destaca o Google Drive e/ou DropBox, Google Agenda e Google Keep como excelentes ferramentas para o gestor, sendo que cada um popssui particularidades que ajudam sensivelmente nas tarefas da empresa. 

Priscyla Caldas defende que antes de adotar um aplicativo, procure se informar sobre ele e verificar se ele se adequa ao negócio em questão ( Foto: Sérgio Reis/Divulgação)

Mas ela lembra que, antes de usar qualquer ferramenta ou aplicativo, é importante analisar o quanto pode ser benéfico e a adequação ao modelo de negócios. “Converso com especialistas para aprofundar conhecimentos e depois com minha equipe, para falar sobre a novidade e colher a opinião deles. Assim, vamos ajustando juntos o que for preciso para tornar o aplicativo/ferramenta adequada ao máximo ao nosso dia-a-dia”, orienta. 

A gestora de contas Luar Queiroz, por sua vez, é adepta de Trello por considerar importante ter um controle maior da rotina e organização das demandas, os lembretes do que está pendente e ter a visibilidade do que já foi concluído. Ela usa as ferramentas do Google na empresa em que trabalha e diz que o Google Keep, por exemplo, é fundamental para armazenar dados importantes. “Já o Google Drive e DropBox, uso para armazenar documentos que sejam importantes e precisam estar sempre disponíveis, com fácil acesso, para que em qualquer situação possa localizá-los. Um outro que gosto bastante é o Google Slides, pois possibilita a criação de layouts para apresentações e proposta de possíveis clientes”, completa, salientando que, como gestora, a principal vantagem é o fato de ter a empresa na palma da minha mão, através dos apps.

Para ela, a desvantagem das plataformas e aplicativos reside na dependência ao acesso à internet. “Caso haja alguma ‘queda’ na ferramenta, ficamos sem ter acesso até sua normalização”, conta.

Usos e proveitos

A professora de Administração diz que é possível tirar melhor proveito da ferramenta se, quem adotar os apps, usar a curiosidade para explorar as possibilidades. “Tem muito tutorial no YouTube, mas nem todo mundo tem paciência. Uma coisa em comum destes apps é que são muito intuitivos: basta ter curiosidade. É importante, no começo, reservar algumas horas para desbravar os apps”, sugere.

Alessandra Giovana alerta que o uso dos aplicativos devem seguir alguns cuidados como evitar muitas sobreposições, afinal, muitos apps têm funcionalidades semelhantes. “É necessário padronizar para que todos da empresa utilizem determinados apps para a gestão de rotinas do negócio. Por exemplo, não faz muito sentido uma pequena empresa usar o Trello e o Monday ao mesmo tempo. É importante definir quais os apps atendem melhor a necessidade da empresa e adotá-los”, salienta.

A gestora Laís Gonçalves reconhece os benefícios dos aplicativos, mas alerta que é importante que qualquer usuário esteja atento à segurança. “Eu evito salvar senhas ou informações muito confidenciais, pois por serem online, qualquer descuido, outras pessoas podem ter acesso ao computador e consequentemente às informações”, finaliza, ressaltando a importância de salvar arquivos  importantes em um backup físico, assim, caso uma ferramenta dessas falhe, há como acessar. 

OITO APPS PARA GERIR


1) GOOGLE DRIVE – Ferramenta de armazenamento de arquivos do Google. Além de armazenar com segurança e facilidade, já está inserido na conta do Gmail. 

2) DROPBOX – Ferramenta de armazenamento de arquivos, com proposta parecida com o Google Drive, porém com menos funções, uma delas o compartilhamento e leitura de arquivos simultaneamente através do Google Docs.

3) GOOGLE AGENDA – Excelente para organizar as atividades e reuniões do dia, o mesmo pode ser compartilhado com outras pessoas, que em caso de uma empresa, podem simultaneamente organizar os encontros. Tem alertas, temas e perfis em uma mesma conta. 

4) GOOGLE KEEP – É um post it online, útil para anotar informações rápidas, que precise compartilhar com alguém, agilizando urgências.

5) TRELLO –Com o aumento de equipes remotas, ele consegue organizar as demandas e deixar todos cientes de suas atribuições e prazos a cumprir, melhorando assim o controle das atividades. Fora o fato de compartilhar as demandas e deixar os responsáveis cientes de tudo que está acontecendo. 

6) CANVA - É o app queridinho para realizar design como, por exemplo, posts no Instagram.

7) MONDAY – App de gerenciamento de projetos e equipes.

8)  SLACK - Ele pode ser utilizado para a comunicação interna entre a equipe, permitindo o envio de mensagens, vídeos e documentos e a realização de chamadas. Além disso, nele é possível dividir as conversas por "salas". Com isso, é possível criar diferentes chats para falar de projetos específicos ou um canal geral para todos os integrantes.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas