Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Confira quem são e o que faziam os novos secretários antes de serem nomeados 

Bruno Reis dobrou número de mulheres nos cargos de gestão da prefeitura 

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 14:03

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: ARquivo

A próxima gestão municipal de Salvador terá um time de mulheres ao lado do prefeito eleito, Bruno Reis (DEM). Os nomes dos secretários que vão chefiar as pastas foram divulgados por Reis, nesta segunda-feira (28), em cerimônia no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Três novas secretarias foram criadas. 

A partir da próxima sexta-feira (1º) serão 12 mulheres nessas posições, de um total de 37 vagas - 32,4%. Elas ocupam dez das 24 secretarias e também chefiam duas fundações do município. Bruno Reis explicou que a escolha dos nomes foi feita com base na experiência de cada uma delas, mas contou que prefere trabalhar com mulheres.“O critério foi a competência e a capacidade. Tivemos a condição de construir que mulheres tivessem posições de destaque, posições relevantes na Prefeitura. São dez secretárias e mais duas dirigentes, em pastas relevantes. A mulher vem com sua garra, sua sensibilidade, sua força de trabalho e, principalmente, com sua competência. É também um reconhecimento da importância da mulher cada vez mais nos espaços de poder”, disse.O número elevado de mulheres no secretariado de Salvador chama a atenção. O governo do estado da Bahia, por exemplo, tem quatro mulheres em secretarias e nos ministérios do governo federal, apenas duas. Outras capitais com número de habitantes próximo de Salvador terão menos representantes femininas. Em Manaus (AM), apenas uma mulher tinha sido anunciada até ontem - Shádia Fraxe, na Saúde.

Fortaleza (CE) ainda não tinha um novo secretariado até a noite de ontem, mas a imprensa local especulava o nome de apenas uma mulher - a fisioterapeuta Cláudia Gomes, vereadora pelo DEM. Já Belo Horizonte (MG) não deve ter grandes mudanças - atualmente, há cinco mulheres no primeiro escalão.

Novas pastas Três novas secretarias foram criadas em Salvador. A Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) será chefiada por Mila Paes; a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) estará sob o comando de Samuel Araújo; e a Secretaria de Governo será conduzida pela vice-prefeita, Ana Paula Matos. 

O prefeito eleito fez uma ressalva todas às vezes em que comentou sobre o assunto. “Não houve qualquer aumento de despesas por conta dessa reforma administrativa que nós fizemos. Não houve aumento de R$ 1. Primeiro, isso era uma decisão nossa, e segundo, existe uma lei que impede isso, Lei Complementar 173. Não houve impacto orçamentário”, afirmou. 

Ana Paula vai acumular o cargo de vice-prefeita com o de secretária de Governo, pasta que vai concentrar as atividades da antiga chefia de gabinete. Ela destacou a importância da participação feminina na nova gestão. “Isso é importante pelo olhar das mulheres e por ser em postos chaves. São mulheres com currículo, com história e que estão motivadas, e isso me deixa muito orgulhosa”, contou. 

Saúde e Educação Nos bastidores, havia curiosidade em todos os casos, mas a ansiedade maior era para saber quem ficaria à frente da Secretaria de Saúde. Por conta da pandemia, e com o crescimento da segunda onda de casos de covid, a pasta está sob os holofotes, e as cobranças sobre o secretário são inúmeras. Nada de novo no front. Leo Prates vai continuar chefiando a secretaria. 

Outra área que está sob constante cobrança é a Educação. A discussão sobre quando e de que forma as aulas serão retomadas deve ficar mais intensa depois do Réveillon. Bruno Barral estava comandando a pasta, mas será substituído pelo ex-prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira. 

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), participou do evento. O prefeito eleito aproveitou para dizer que o atual líder do governo na Casa, Paulo Magalhães Júnior (DEM) permanecerá no cargo. 

Confira os currículos dos novos secretários:

Secretaria de Governo - Ana Paula Matos  Ana Paula Matos é professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras. Pós-graduada em Finanças Corporativas e mestre em Administração, pela Ufba, iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora da Secretaria de Educação, em 2013. Ana Paula foi chefe de gabinete da vice-prefeitura e secretária das Prefeiturasbairro e de Promoção Social, cargo ocupado por duas vezes.

Secretaria da Fazenda (Sefaz) - Giovanna Victer  Giovanna Victer é gestora pública federal e preside o Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos. Mestre em Políticas Sociais e Planejamento, pela Escola de Economia de Londres (London School of Economics), Giovanna foi secretária de Planejamento e de Fazenda da Prefeitura de Niterói. Antes, atuou no Ministério das Cidades, nas áreas de saneamento e habitação, e no Ministério do Planejamento, no programa de Modernização da Gestão Pública Federal.

Secretaria Municipal da Reparação (Semur) - Ivete Sacramento  Ivete Sacramento é graduada em Letras Vernáculas, pela Ufba, e mestre em Educação, pela Université du Quebec à Montréal. Desde 2013, é secretária municipal da Reparação. Faz parte de diversos conselhos e comitês nacionais e internacionais de políticas públicas e ações afrmativas nas áreas étnico-raciais, LGBTQI+, educação, mulheres, desenvolvimento social, crianças, adolescentes e idosos. Ivete Sacramento traz experiências como reitora e professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Ela também foi superintendente de Direitos Humanos, na secretária estadual de Justiça e Cidadania.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) - Mila Paes  Mila Paes é graduada em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa, cursou Arquitetura e Urbanismo na Ufba e tem pós-graduação em gestão fnanceira, controladoria e auditoria, pela FGV. Foi responsável pela coordenação técnica do programa "Salvador 360", sendo também subsecretaria de Desenvolvimento e Urbanismo na Prefeitura de Salvador. No setor privado, exerceu atividades nas áreas de energia limpa, educação e infraestrutura.

Secretaria de Comunicação (Secom) - Renata Vidal  Renata Vidal iniciou a carreira como jornalista há 20 anos, na TVE. Foi chefe de reportagem e editora-chefe na Band, além de editora e coordenadora do núcleo nacional da Record Bahia. Vidal também coordenou a comunicação da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Como consultora e media trainer, atendeu o partido Democratas, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público do Trabalho na Bahia, Goiás e Mato Grosso, entre outros.

Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) - Marise Chastinet  Marise Chastinet é graduada em Administração, pela Universidade Federal de Sergipe, com pós-graduação em Direito Administrativo, pela Universidade Federal da Bahia, e MBA em Gestão Portuária, pelo Senai Cimatec. Ao longo da trajetória profssional, a atual presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) já ocupou cargos no Dnocs, na Assembleia Legislativa e na Codeba. Chastinet também foi assessora especial na Casa Civil e no Gabinete da Prefeitura de Salvador.

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) - Fernanda Lordelo  Fernanda Lordelo é advogada, especialista em Direito e mestre em Bionergia. Atuou como coordenadora adjunta dos cursos de Direito e de Administração, assim como na Diretoria Acadêmica de Planejamento da Unifacs. Consultora em projetos sociais e educacionais, Fernanda é orientadora da Liga Acadêmica de Promoção da Igualdade e integra o Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos da Unifacs. Também é coordenadora do Centro de Cidadania e já atuou no Núcleo de Práticas Jurídicas da mesma instituição.

Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) - Edna França  Edna França é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Atuou no setor público, em Salvador, como gerente na Diretoria de Inovação Cidade Inteligente, na Secis, e como coordenadora de política para as mulheres, na SPMJ. Em Juazeiro, França coordenou o posto do Sine-Bahia e foi superintendente de Serviços Públicos na prefeitura.

Procuradoria-geral do Município - Luciana Rodrigues  Luciana Rodrigues é formada em Direito pela Ufba e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Público. É procuradora do Município de Salvador, cargo no qual ingressou por meio de concurso público. Atuou na assessoria jurídica da Agerba e do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Desde 2013, exerce a função de Procuradora-Geral do Município.

Controladoria-geral do Município - Maria Rita Garrido  Maria Rita Garrido é formada em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, com MBA Executivo em Gestão Pública e Controladoria. Servidora pública da carreira de Auditor Interno, é atualmente Controladora-Geral do Município e integra o Conselho Nacional de Controle Interno.

Casa Civil - Luiz Carreira  Luiz Carreira é formado em Administração Pública, pela Ufba, com pósgraduação em Administração Pública e mestrado em Geografa Humana e Organização do Espaço, na França. Carreira já foi secretário estadual de Planejamento e deputado federal por dois mandatos. No setor privado, ocupou o cargo de diretor-presidente da Bahia Terminais S.A. Desde 2014, é o titular da Casa Civil, na Prefeitura de Salvador.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Leo Prates  Leo Prates é engenheiro eletricista, com pós-graduação em Administração de Empresas, pela Ufba. O atual secretário de Saúde já foi titular da pasta de Promoção Social e Combate à Pobreza. Deputado estadual licenciado, Leo Prates presidiu a Câmara de Vereadores de Salvador, de janeiro de 2017 até dezembro de 2018.

Secretaria Municipal de Gestão (Semge) - Thiago Dantas Atual titular da Secretaria de Gestão, Thiago Dantas é formado em Direito, pela Ufba, e atuou como advogado da União, lotado na Procuradoria no Espírito Santo, assim como na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa. Ele foi consultor jurídico, no Comando da Marinha, e analista processual, no Ministério Público da União. Dantas também foi nomeado como procurador da Fazenda Nacional. Ele integrou a Procuradoria do Município de Salvador, em 2011, ocupando a chefa da representação do órgão na Secretaria Municipal da Fazenda.

Secretaria Municipal da Educação (Smed) - Marcelo Oliveira  Marcelo Oliveira é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da Ufba, com especialização em Engenharia Econômica, pela Universidade Estácio da Sá, e mestrado em Administração, pela Ufba. Eleito prefeito de Mata de São João em 2012, Marcelo foi reeleito em 2016. Na mesma cidade, atuou como secretário de Administração, Finanças e Saúde. Também foi titular da pasta de Educação por cinco anos. Oliveira, no entanto, iniciou a vida profssional como professor de Física, no Instituto Social da Bahia, na segunda metade da década de 1970.

Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) - Luiz Carlos de Souza  Luiz Carlos é formado em Administração, pela Universidade Dom Pedro (Unidom), e também em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Maurício de Nassau. Eleito para o terceiro mandato como vereador, sendo o mais votado com 17.035 votos, ele atualmente ocupa o cargo de secretário de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador.

Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) - Kiki Bispo  O vereador Kiki Bispo é advogado, formado pela Ucsal. Reeleito para o terceiro mandato, Kiki é o atual vice-presidente da Câmara de Salvador, onde exerceu as funções de presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de primeiro-secretário da Casa Legislativa.

Secretaria de Mobilidade (Semob) - Fabrizzio Müller  Fabrizzio Müller é economista, formado pela Ucsal, com experiência na iniciativa privada. O atual superintendente de Trânsito de Salvador é o responsável pelo planejamento e execução de políticas públicas destinadas ao setor, nos últimos oito anos, período em que Salvador alcançou uma redução de 54% no número de mortos em acidentes de trânsito, superando a meta estabelecida pela ONU.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) - João Xavier  João Xavier é graduado em Direito, pela Universidade Católica de Salvador. Dirigiu o Departamento das Unidades Descentralizadas do Detran Bahia. Até recentemente era o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia.

Secretário Particular - Igor Dominguez  Igor Dominguez é formado em Administração de Empresas, pela Faculdade Jorge Amado, e em Direito, pela Faculdade Dois de Julho. Iniciou a trajetória no serviço público em 2003, atuando como assistente administrativo e agente de regulação na Agerba. Atualmente, é diretor-geral da Fundação Paulo Jackson, responsável pela TV e Rádio ALBA. Em 2011, quando o prefeito eleito Bruno Reis era deputado estadual, Igor o assessorou na Assembleia, onde também ocupou o cargo de diretor de planejamento.

Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit) - Samuel Araújo  Samuel Araújo é graduado em Administração de Empresas, pela Ucsal, e mestre em Finanças Corporativas, pela Unifacs. Foi diretor-presidente da Prodeb. Presidiu a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), onde ocupou os cargos de presidente do conselho e vicepresidente executivo. Também foi diretor administrativo e fnanceiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), empresa vinculada à secretaria estadual de Indústria, Comércio e Mineração.

Secretaria de Gabinete - Alberto Pimentel  Alberto Pimentel é empresário e administrador de empresas, com 20 anos de atuação na iniciativa privada. Foi secretário de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), entre dezembro de 2018 e abril de 2020. Com experiência internacional em investimentos nos EUA, Pimentel também é secretário-geral do PSL na Bahia e presidente da sigla em Salvador.

Secretaria-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro - Luiz Galvão  Luiz Galvão é administrador, com especialização em Gestão Pública, pela FGV-SP. Ele é secretário-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro. Galvão já atuou como subchefe e chefe de gabinete da Prefeitura, além de ter sido o titular da pasta de Saúde.

Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) - Luciano Sandes  Luciano Sandes é formado em Engenharia Sanitária e Ambiental Urbana, pela Ufba, e tem mestrado em Engenharia Ambiental e Urbana, pela mesma instituição de ensino. Atual secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, além de diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana, na Seman, ele também atuou como Superintendente de Equipamentos Urbanos na Conder.

Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) - Fábio Mota  Fábio Mota é advogado, historiador e pecuarista. Também pós-graduado em processo civil. Atual secretário de Mobilidade de Salvador, presidiu a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e foi titular das pastas municipais de Serviços Públicos e de Urbanismo e Transporte. Atuou como advogado na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), além de ter prestado serviço de consultoria jurídica ao setor privado. Exerceu o cargo de secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (Ministério do Turismo) de 2011 a 2014.

Fundação Gregório de Mattos (FGM) - Fernando Guerreiro  Fernando Guerreiro é diretor teatral, economista e radialista. Ingressou na gestão pública em 2013, como presidente da Fundação Gregório de Mattos, onde reestruturou as políticas culturais de Salvador. Em 42 anos de carreira, como encenador, dirigiu os sucessos A Bofetada, Os Cafajestes, Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia, entre outras 60 montagens. Atuou no monólogo “Revele” e apresenta, diariamente, o programa Roda Baiana, na Rádio Metrópole.

Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) - Tania Scofeld  Tania Scofeld é graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Ufba, onde também concluiu o mestrado em Urbanismo. Tania Scofeld é pós-graduada em Desenvolvimento Urbano, pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea). Além de possuir experiência no setor privado, Tania ocupou o cargo de superintendente de Habitação de Interesse Social, na secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, e é a atual presidente da Fundação Mário Leal Ferreira.

Empresa Salvador Turismo (Saltur) - Isaac Edington  Isaac Edington é formado em administração de empresas, com pós-graduação em Psicologia Organizacional, Gestão Responsável para Sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral, e Estratégia de Negócios para Sustentabilidade, por Stanford (USA). Atual presidente da Saltur, Isaac Edington é o gestor da “Plataforma de Eventos” da capital baiana desde 2015. Na Prefeitura, atuou também como secretário para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Ele integrou a equipe de fundadores da Rede Bahia de Comunicação, onde atuou como dirigente por 23 anos.

Defesa Civil de Salvador (Codesal) - Sosthenes Macêdo  Sosthenes Macêdo é formado em Direito e em Turismo, com especialização em Direito Público Municipal e Docência do Ensino Superior. O atual diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já ocupou os cargos de subprefeito da região do Subúrbio e Ilhas, foi subsecretário municipal da Administração, assessor especial do prefeito e superintendente de Conservação e Obras Públicas (Sucop). Sosthenes também cursou Administração, Radialismo e Gestão e Modelagem de Projetos.

Diretoria-geral de Segurança e Prevenção à Violência - Maurício Lima  Maurício Lima é gestor em Segurança Pública e ocupa o cargo de diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, na Prefeitura de Salvador

Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) - Virgílio Daltro  Virgílio Daltro é engenheiro agrimensor, com pós-graduação em Engenharia de Segurança e do Trabalho. Atual secretário de Manutenção da Cidade, Daltro já presidiu a Desal, em Salvador, e foi titular da pasta de Habitação, em Simões Filho, além de ter ocupado diversos cargos no Derba. Ao longo da trajetória profssional, passou por órgãos como a Sucom, Dnocs e Sumac.

Superintendência de Obras Públicas (Sucop) - Orlando Castro  Orlando Castro é formado em Engenharia Civil, pela Ufba. Atualmente é diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador. Ele já chefou a Sucop, presidiu a Codevasf e foi diretor da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Orlando também ocupou cargos na Codeba e nas secretarias de Serviços Públicos e de Esportes, Lazer e Entretenimento.

Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) - Marcus Vinícius Passos  Marcus Vinícius é formado em Administração de Empresas e se pós-graduou em Gestão Pública e Empresarial. Atual titular da Semop, ele também já presidiu a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Atuou na diretoria fnanceira da Câmara de Vereadores e trabalhou por 18 anos no sistema bancário.

Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) - Humberto Viana Humberto Viana é formado em Administração de Empresas, mestre em Administração Estratégica e especialista em Marketing, pela Universidade Salvador (Unifacs). Exerce a função de Ouvidor-Geral do Município de Salvador, assim como é vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Ombudsman/ Ouvidores (ABO) e diretor-presidente da seccional ABO-Bahia. Viana foi coordenador operacional da Ouvidoria-Geral do Estado da Bahia, implantou a Ouvidoria-Geral do Município do Salvador, exercendo o cargo de 2005 a 2008, ao qual retornou em 2013.

Ouvidoria-geral do Município - Jean Sacramento  Jean Sacramento é Bacharel em Direito e cursa Medicina. Ocupou os cargos de chefe de gabinete da Secretaria de Saúde de Salvador e de coordenador das Prefeituras-Bairro do Cabula e de Pau da Lima.

Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) - Omar Gordilho  Omar Gordilho é administrador de empresas, com pós-graduação em Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Na área pública, atuou na Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador. Também ocupou o cargo de assessor-chefe nas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Administração, na Prefeitura de Camaçari. Na iniciativa privada, desempenhou a função de diretor comercial.

Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) - Eliezer Ladeia  Freire Eliezer Ladeia Freire é formado em Ciências Contábeis, com especialização em Docência em Ensino Superior e Perícia Contábil Judicial. O atual subsecretário de Ordem Pública da capital baiana já ocupou cargos na prefeitura de Malhada e Maragogipe, além de possuir experiência na iniciativa privada.

Fundação Cidade Mãe - Isabela Argolo  Isabela Argolo é formada em Serviço Social, com especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais. Argolo atuou em ONGs, Centro de Saúde Mental, Unidade de Saúde da Família e Centro de Referência da Assistência Social.