Conheça as frutas que podem ser fortes aliadas da saúde durante o verão 

estúdio correio
15.12.2021, 15:42:00
(Foto: shutterstock)

Conheça as frutas que podem ser fortes aliadas da saúde durante o verão 

Hidratação, saúde da pele e recuperação muscular estão entre os benefícios; confira  

Leves, saborosas, abundantes e nutritivas, as frutas são uma ótima pedida em qualquer parte do ano. No verão, se tornam excelentes aliadas de quem está buscando manter a saúde em dia. Fontes de vitaminas, ajudam na recuperação muscular da pele e na hidratação do corpo, porém devem ser consumidas com moderação por quem precisa evitar açúcar.

De acordo com a nutricionista do Grupo Vitalmed, Janaina Meira, um consumo bem dosado ao longo do dia pode surtir um efeito tão positivo quanto o uso de suplementos multivitamínicos. “Frutas são fontes de vitamina A, que protege tanto a pele como a visão, principalmente as mais coloridas como a manga e o mamão”, explica.

Elemento fundamental na recuperação muscular, o potássio é um nutriente importante para uma boa saúde física e que pode ser encontrado de forma abundante para os brasileiros, como a banana. A nutricionista especializada em nutrição esportiva, Cristiane Guimarães, aponta o abacate, fruta típica do verão, como outra boa opção. “As altas temperaturas do verão provocam uma perda mais rápida de líquido do corpo e essas frutas que são ricas em potássio ajudam a recuperar essa perda, trazendo um alívio de dores relacionadas à contração muscular, cãibras e até enxaquecas”, diz.

“Umbu, Cajá, Siriguela, caju e goiaba estão entre outras opções sazonais que a gente pode aproveitar. Elas são ricas em vitamina C e carotenoides, que protegem o organismo dos radicais livres”, aponta Cristiane. Na lista entra ainda a melancia. Rica em água, é fonte de carboidratos, possui vitaminas importantes para o organismo como C e A, além de sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio.

Moderação - Apesar da associação à alimentação saudável, o consumo de frutas ao longo do dia deve ser moderado, ressalta Janaina. Três a cinco pequenas porções ao dia, em refeições alternadas é a escolha ideal para absorver o bônus sem arcar com o ônus. “Algumas frutas também podem ter um alto índice glicêmico, então o excesso faz com que a absorção desse açúcar pelo organismo tenha um efeito negativo para quem está em busca de uma perda de peso”, afirma.

O Sou Verão é um projeto do Correio com o patrocínio da Drogaria São Paulo, CF Refrigeração, Jotagê Engenharia, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da AJL Locadora.


O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.




***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas