Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 14:03
- Atualizado há 2 anos
Uma rede social baseada em conversas por voz. Para alguns, pode parecer o inferno na terra, mas o app Clubhouse, que tem essa proposta, se tornou uma sensação nesse início de ano. Em uma semana, as buscas pelo aplicativo cresceram 525% no Google. >
Por enquanto, o Clubhouse só tem app para iPhone e só aceita novos usuários que tenham um convite de alguém que já faz parte da rede. Quando Elon Musk, dono da Tesla e homem mais rico do mundo, participou de conversas na plataforma, a curiosidade e interesse sobre o app acresceu. >
Mas o que é o Clubhouse? A rede tem várias salas de bate-papo com durações pré-determinadas. É possivel criar salas privadas ou públicas. A conversa é sempre em áudio, em tempo real. Não é possível enviar arquivos, como fotos e vídeos, nem textos. Imagens estão somente no perfil de cada pessoa.>
Os ambientes costumam ser separados por temas, mas dá para criar salas livres para conversar com seus amigos, com todos tendo autorização para falar. Nos eventos maiores, a configuração geralmente é só para os convidados falarem, com um moderador controlando o fluxo da conversa. As pessoas da "audiência" podem pedir para falar, mas para isso é preciso antes "levantar a mão" e receber autorização. >
O limite para ouvintes atual é de 5 mil pessoas simultâneas. Não é possível gravar as conversas e o app diz que não as armazena. >
Como entrar? Como dissemos, por enquanto o app é apenas para convidados e só existe para iPhone. Quem quiser, pode baixar o aplicativo e reservar o username, entrando em uma lista de espera. Os desenvolvedores afirmaram em janeiro que estão trabalhando para fazer uma versão para Android "em breve". >
Na China, o app não funciona mais, depois de servir de escape para os usuários falarem de temas censurados nas redes sociais permitidas no país. Convites para a plataforma chegaram a ser vendidos em marketplaces de produtos usados como o IdleFish, da Alibaba. >
O app foi criado por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, empresário. Eles contam que se conheceram em 2011 através de um amigo comum e tentaram várias ideias para uma rede social até chegar ao Clubhouse. >
Lançado em março do ano passado, o app só começou a fazer mais sucesso esse ano.>