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Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2019 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
Na parte inicial, lembrei que os grandes objetivos do marketing e da publicidade são conquistar novos mercados (ou consumidores), crescer nesses novos segmentos e conseguir reter os compradores/usuários em um ambiente no qual o espectro de novidades, ofertas de todos os gêneros, bem como apelos dos mais variados, não param de crescer e de cercar os clientes por 360 graus.>
A grande missão do marketing e da comunicação, portanto, é ajudar as marcas e empresas a crescerem - de modo sustentável, sem fazer loucuras de curto prazo que na prática contaminam seu futuro.>
Mas os outputs não devem ser desprezados, no entanto, porque eles fazem os outcomes acontecerem, uma vez que são os "enablers" que, combinados, permitem que o crescimento de mercado, de consumidores e do valor da marca aconteçam.>
Para isso, um "road map" deve ser traçado, de modo a conduzir as decisões sobre atalhos, tarefas específicas e timing de modo a aproveitar oportunidades e evitar obstáculos e dificuldades inesperadas, pois esse caminho em direção ao crescimento não será, infelizmente nem único, nem direto, nem fácil.>
Vamos ver, portanto, uma lista de tarefas e outputs muito relevantes, que devem ser buscados, na ordem possível e mais indicada a cada caso, mas não podem ser confundidos com os outcomes.>
Não isole, mas combine e amplifique os esforços de construção de marca e ativação. Ou sejam suas campanhas, em todas as mídias, devem trabalhar pela criação de demanda, captura e retenção de consumidores.>
Defina KPIs claros e uma estratégia de mensuração para outputs e outcomes com indicadores principais e diferidos (lagging, aqueles que vêm depois, como uma consequência acumulativa do que foi feito antes). O que significa e mensurar a marca, a base de usuários e o valor do produto/serviço para eles.>
Diferencie os indicadores principais dos diferidos, lembrando que para maximizar seu resultado final (KPIs diferidos), você precisa otimizar sua entrada (KPIs principais).>
Combine e alavanque dados, tecnologia e conteúdo para se tornar always-on. Em outras palavras, as ações de marketing e publicidade precisam evitar criar o "vale da morte" entre as campanhas tradicionais e tornarem-se "sempre ativas", gerando, constantemente, valor para os usuários da marca.>
Entenda sua audiência, os "porquês" (why) por trás do "quês" (what). Não é só como os consumidores reagem - positiva ou negativamente - mas, principalmente, porque o fazem.>
Converta seu funil linear em um moto contínuo (flywheel, uma espécie de roda d´água que sempre gere resultados), combinando crescimento pago com orgânico - mas sem esquecer que a "corrente de água" gerada pelo funil linear não pode ser abandonada.>
Você pode comprar aquisição (o primeiro encontro), mas não pode comprar retenção (amor e relacionamento). Construir esse relacionamento de confiança é resultado de uma jornada, não é uma peça de tecnologia, banco de dados ou tática.>
Não isole o marketing da tecnologia, mas não se apaixone por esta nem simplifique o primeiro. Ou seja, a tecnologia tem que ter um sentido e o marketing é cada vez mais complexo e resultado de um longo e integrado processo.>
Experimente, analise e repita. Uma coisa que o marketing precisa aprender com as áreas de produto e serviço é que não existe "perfeição", trata-se apenas de "experimentação", "interação" e "resposta rápida".>
Organize seus esforços em torno de objetivos e resultados, não de canais de mídia/promocionais ou negócios. Ou seja, nunca é apenas a performance individual, mas a sua contribuição para o todo. Por isso, o mais relevante é o plano de crescimento, não o de mídia/investimentos.>