Copa 2022: quem da atual Seleção Brasileira estará no Catar?

Maioria terá mais de 30 anos; Rússia foi o fim da linha para alguns

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 9 de julho de 2018 às 15:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Manan Vatsyayana / AFP

Toda vez que um ciclo de Copa acaba sem o título, os analistas e os técnicos de futebol começam imediatamente a projetar o próximo Mundial. A pergunta é sempre a mesma: quem terá idade para continuar jogando em alto nível na Seleção?

O leitor que observar a lista abaixo ficará tranquilo: a renovação brasileira mirando a Copa do Catar será ampla, mas sem desespero. Apenas a lateral direita e a zaga darão trabalho.

A lista traz as idades que os jogadores que defenderam a Seleção na Rússia terão em novembro de 2022, quando começa o Mundial no Catar.

Salta aos olhos que apenas quatro deles – Ederson, Marquinhos, Fred e Gabriel Jesus – estarão ainda na casa dos 20 anos. Com Alisson, Casemiro, Coutinho e Neymar com exatamente 30 anos, indicaria uma equipe com seus destaques da atualidade mantidos e uma “espinha dorsal” ficando bastante experiente.

Posição por posição

Tite deve ser mantido no cargo e comandará esse processo de renovação. No gol, não terá problemas, já que Alisson e Ederson ainda são jovens. Além disso, a disputa será boa, com o atual reserva Ederson jogando num time que pode brigar pelo título da Liga dos Campeões.

A dor de cabeça, de fato, está na lateral direita. Sem Daniel Alves, que terá 39 anos em 2022, abre-se um vácuo inédito nos últimos dez anos. Danilo, herdeiro da posição, pouco jogou na Rússia e quando esteve em campo não agradou.

A zaga precisará de uma renovação quase total, já que a dupla titular, Thiago Silva e Miranda, terá 38 anos em 2022. A tendência natural é que Marquinhos assuma a titularidade desde o início do novo ciclo e torne-se o líder da defesa.

A lateral esquerda carrega um questionamento: será que Marcelo continuará entre os melhores do mundo aos 34 anos? Seu reserva imediato, Filipe Luís, já pode ser considerado carta fora do baralho.

Do meio para frente, não há preocupação. Paulinho passaria o bastão naturalmente para Fred. Sem Fernandinho, com 37 anos, será preciso achar um reserva (ou novo titular) para a vaga de Casemiro como volante.

Willian é outra dúvida. Será que o seu futebol baseado na velocidade continuará em alto nível aos 34 anos? Pelo menos Douglas Costa, que ganhou espaço durante a Copa, ainda terá idade para brigar inclusive pela titularidade em 2022.

Idade que os convocados terão em 2022 e projeção para eles:

Goleiros Alisson deve ir para clube de ponta (Foto: Lucas Figueiredo / CBF) Alisson, 30 - Deve ir da Roma para um clube de ponta neste novo ciclo e se consolidar como titular para 2022.

Ederson, 29 - Tem só um ano de trabalho com Guardiola no Manchester City. Deve evoluir muito e ser uma sombra e tanto para Alisson.

Cássio, 35 - Dos goleiros, o único que pode perder a vaga para os mais jovens é ele. Está fora do novo ciclo.

Laterais direitos Danilo é bola de segurança da lateral (Foto: Mauro Pimentel / AFP) Danilo, 31 - Idade para ir ao Catar, ele tem. Se não surgir mais ninguem até lá, a vaga de titular será dele.

Fagner, 33 - Apesar de ter feito boa Copa, não deve estar no novo ciclo para dar vaga aos atletas mais jovens.

Zagueiros Renovação da zaga passa por Marquinhos (Foto: Lucas Figueiredo / CBF) Marquinhos, 28 - A renovação da zaga passa por ele. Tite já deve torná-lo titular desde o início do novo ciclo.

Thiago Silva, 38 - Fará falta na defesa. Apesar de cuidar bem do físico, deve perder espaço gradualmente na equipe.

Miranda, 38 - Ainda deve ser chamado neste início, mas um dia terá que dar espaço para os mais jovens da zaga.

Geromel, 37 - Infelizmente, surgiu muito tarde para a Seleção. Pode até ser usado de início, mas não vai ao Catar.

Laterais esquerdos Aos 34, Marcelo conseguirá jogar a Copa? (Foto: Nelson Almeida / AFP) Marcelo, 34 – Daniel Alves ia jogar a Copa da Rússia com 35. Será que ele ainda será o melhor do mundo aos 34 anos?

Filipe Luís, 37 - Outro que foi chamado muito tarde para a Seleção e não deve ter nova chance em uma Copa do Mundo.

Volantes Casemiro deve continuar dono da camisa 5 (Foto: Adrian Dennis / AFP) Casemiro, 30 - Tem tudo para ser o dono da camisa 5 por muitos anos. Só depende dele seguir jogando no atual nível.

Paulinho, 34 - Com seu jogo de imposição física, vai ser difícil manter o nível. E ainda acertou a volta à China.

Fernandinho, 37 - Não bastasse a atuação ruim diante da Bélgica, ele deve abrir espaço para os mais novos.

Fred, 29 - Agora jogando no Manchester United, ele ganhará muito destaque e pode herdar a vaga de titular de Paulinho.

Meias Coutinho só precisa seguir jogando em alto nível (Foto: Christophe Simon / AFP) Philippe Coutinho, 30 - Se continuar jogando no Barcelona, será nome certo na copa do Catar.

Renato Augusto, 34 - Apesar da preferência de Tite por ele, jovens como Lucas Paquetá e Arthur pedem espaço na vaga dele.

Pontas Willian deve deixar Seleção em breve (Foto: Yuri Cortez / AFP) Neymar, 30 - A copa do catar deve ser a última do camisa 10 ainda no auge da forma física. Mais experiente, chegará ao mundial com a mesma idade de Messi neste ano, por exemplo. Será que chegará como melhor do mundo?

Willian, 34 - Deve ter vivido na Rússia a sua última Copa, já que com a chegada dos mais novos a concorrência ficará grande.

Douglas Costa, 32 - Vai depender dele a ida para o Catar. foi bem na Rússia e ainda terá idade razoável em 2022.

Taison, 34 - A sua ida para a Rússia já foi contestada. Dificilmente terá espaço no novo ciclo mirando 2022.

Centroavantes Gabriel tem que evoluir como camisa 9 (Foto: Lucas Figueiredo / CBF) Gabriel Jesus, 25 - O caçula da atual seleção é nome quase certo em 2022. Só dependerá dele melhorar como camisa 9.

Roberto Firmino, 31 - Chegará com certa idade ao Catar, mas por conta da fraca concorrência, pode ter vaga no novo ciclo.