Copa do Brasil: Bahia encara Atlético-MG e Vitória pega Grêmio nas oitavas

Juazeirense vai enfrentar o Santos; veja todos os confrontos definidos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2021 às 16:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Thais Magalhães/CBF

Bahia, Vitória e Juazeirense já sabem quem seus respectivos adversários nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na tarde desta terça-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou em sua sede, no Rio de Janeiro, os confrontos da próxima fase da competição. 

O Esquadrão terá pela frente o Atlético-MG, enquanto o Leão pega o Grêmio e o Cancão de Fogo encara o Santos. A tabela detalhada ainda não foi divulgada, mas a CBF reservou as datas de 28 de julho e 4 de agosto para os jogos. Nesta fase, o árbitro de vídeo (VAR) estará disponível. 

De acordo com o sorteio do mando de campo, o Bahia jogará a partida de ida em Minas Gerais e decidirá a vaga em casa. Já o Vitória fará o primeiro duelo no Barradão, com a volta no Rio Grande do Sul. A Juazeirense, por sua vez, começará a fase com jogo na Vila Belmiro e, em seguida, receberá o Santos em Juazeiro.

Veja todos os duelos (o time à esquerda faz o primeiro jogo em casa):São Paulo x Vasco da Gama Criciúma x Fluminense Vitória x Grêmio Fortaleza x CRB Flamengo x ABC Athletico x Atlético-GO Atlético-MG x Bahia Santos x Juazeirense O Bahia chegou nas oitavas depois de atropelar o Campinense por 7x1, golear o Manaus por 4x1 e superar o Vila Nova nos jogos de ida e volta, ambos por 1x0. 

Esse será o terceiro embate entre o Esquadrão e o Atlético-MG pela Copa do Brasil. Em 1999, os times se encontraram pela segunda fase do torneio, e o tricolor avançou ao empatar em 1x1 no primeiro jogo, em Salvador, e ganhar por 1x0 em Minas Gerais. 

Em 2002, as equipes duelaram pelas quartas de final e, dessa vez, o Atlético-MG levou a melhor. Venceu por 2x1 na ida, no Mineirão. O Esquadrão triunfou na volta, por 4x3, mas o critério de gols marcados fora de casa beneficiou o Galo, que foi para as semis.

O Vitória, por sua vez, já enfrentou o Grêmio em outras duas edições da competição. A vantagem é da equipe gaúcha, que terminou como campeã em ambas.

O primeiro encontro pela Copa do Brasil aconteceu em 1994, nas quartas. O Imortal ganhou as partidas de ida e volta, ambas por 1x0. Em 1997, mais um embate, pela mesma fase. No primeiro jogo, em Porto Alegre, o Grêmio ganhou por 2x0. No segundo, os times empataram em 3x3.

Na edição atual, o Vitória foi o responsável por eliminar outro time gaúcho, o Internacional. Pela terceira fase, o rubro-negro perdeu em casa por 1x0, mas venceu por 3x1 no Beira-Rio e ficou com a vaga. Antes, já havia ganhado do Águia Negra por 1x0 e do Rio Branco-ES por 2x0.

Já a Juazeirense, que alcança as oitavas da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, fará um duelo inédito contra o Santos.

O Cancão de Fogo já eliminou outros medalhões na atual edição da competição. Começou sua trajetória vencendo o Sport por 3x2. Em seguida, bateu o Volta Redonda nos pênaltis, após empate em 3x3. Também foi nas penalidades que superou o Cruzeiro e se classificou. Depois de perder no Mineirão por 1x0, devolveu o placar no Adauto Moraes. Nas cobranças, o goleiro Rodrigo Calaça brilhou, defendeu duas e a Juazeirense venceu por 3x2.

Para o sorteio das oitavas, os clubes não foram divididos em potes, ou seja, todas as equipes poderiam se enfrentar. A mesma coisa será feita para as quartas de final.

A edição 2021 da Copa do Brasil tem recorde de nordestinos nesta fase. Pela primeira vez, seis clubes da região chegaram até aqui: Vitória, Bahia, Juazeirense, CRB, ABC e Fortaleza. É mais de um terço dos participantes (37%). Por conseguirem a vaga nas oitavas, os clubes receberam R$ 2,7 milhões de premiação. Se avançaram até as quartas, garantem uma cota de R$ 3,45 milhões. 

Das equipes classificadas, 10 são da Série A (Bahia, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Santos e São Paulo), três da Série B (Vitória, CRB e Vasco), um da Série C (Criciúma) e dois da Série D (Juazeirense e ABC).

Atual campeão, o Palmeiras foi eliminado na terceira fase, ao cair para o CRB nos pênaltis.