Coronavac tem eficácia menor que a esperada em idosos com mais de 80 anos

coronavírus
19.05.2021, 12:49:34
(Arisson Marinho/CORREIO)

Coronavac tem eficácia menor que a esperada em idosos com mais de 80 anos

Análise dos resultados da vacina do Instituto Butantã foi feita em estudo do grupo Vebra Covid-19

Dados iniciais de um estudo realizado pelo Vebra Covid-19 mostram que a efetividade da Coronavac entre idosos com mais de 80 anos foi menor que a eficácia global de 50,7% encontrada nos estudos clínicos realizados pelo Instituto Butantan no Brasil.

O Vebra Covid-19 é um grupo de estudos formados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade de Brasília (UnB), da Secretaria de Saúde de São Paulo, além das universidades americanas de Stanford, Yale e Flórida e o Instituto de Saúde Global de Barcelona.

Nas faixas mais próximas à 70 anos, a efetividade do imunizante foi condizente com a estimada pelo Butantan. A pesquisa completa está em sua fase final e deve ter seus resultados divulgados na próxima semana.

O desenvolvimento do estudo, que visa verificar o impacto real da vacinação contra o coronavírus através da aferição da redução de casos, se deu por meio dos resultados de testes para a covid-19 de todos os bancos de dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas