Coronavírus: Governador anuncia novos leitos de UTI e 16 UPAs no interior

Rui Costa avalia o uso da Arena Fonte Nova para instalação de mais leitos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de março de 2020 às 16:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

O governador Rui Costa anunciou, nesta segunda-feira (23), a disponibilização de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com coronavírus em dois hospitais de Salvador. Além disso, o gestor antecipou a abertura de 16 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que ainda não tinham sido inauguradas, no interior da Bahia para fazer triagem de casos.“Vamos contar com 100 UTIs instaladas no Hospital Couto Maia, parte delas montadas na área do estacionamento do Couto Maia, e outras 100, no Hospital do Subúrbio. Estamos também avaliando colocar outros leitos na Arena Fonte Nova”, afirmou Rui em entrevista aos veículos estatais TVE-BA e Rádio Educadora.De acordo com o governador, até este momento, o atendimento aos pacientes diagnosticados com coronavírus continua concentrado em Salvador. Os hospitais públicos de referência para casos confirmados serão o Couto Maia, em Cajazeiras, o Ernesto Simões, na Caixa D'Água, e as instalações do Espanhol, na Barra.

UPAs no interior Nas cidades do interior do estado, as pessoas com sintomas de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, serão recebidas em 16 UPAs. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a ideia é que essas unidades façam a classificação dos casos, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e, se o caso for confirmado, façam a regulação para as unidades de referência.

Os equipamentos estão nos seguintes municípios: Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu,  Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Tucano e Valença.