Corpo de Waldir Pires será velado no Mosteiro de São Bento neste sábado (23)

Velório começa às 9h; pela tarde, às 16h30, será celebrada uma missa em homenagem ao ex-governador da Bahia

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 22 de junho de 2018 às 16:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O velório do ex-governador Waldir Pires, que morreu na manhã desta sexta-feira (22) vítima de uma parada cardiorrespiratória, será realizado neste sábado (23), a partir das 9h no Mosteiro de São Bento (Centro de Salvador). No mesmo local, uma missa será celebrada às 16h30 em homenagem ao político, que foi também deputado estadual e federal, vereador na capital baiana e ministro. 

O corpo de Waldir será cremado no Cemitério Jardim da Saudade neste domingo (24), em horário que será definido pela família do ex-governador. Ele deu entrada na noite da última quinta-feira (21) no Hospital da Bahia com quadro de pneumonia. "O paciente teve parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras de reanimação e veio a óbito", informou o hospital, em nota. 

Com mais de 60 anos dedicados à política e um histórico de luta contra o golpe de 1964 e pela redemocratização do Brasil, Francisco Waldir Pires de Souza faleceu aos 91 anos. Seu último cargo político foi como vereador de Salvador, mandato que encerrou em 2016, aos 90 anos. 

Políticos de diferentes campos ideológicos lamentaram a morte do ex-governador e ressaltaram que ele deixa um legado de retidão, serenidade e de luta pela democracia. O governador Rui Costa (PT) decretou cinco dias de luto oficial em função da morte de Waldir Pires. 

Natural de Acajutiba, na Bahia, Waldir foi governador da Bahia entre 15 de março de 1987 e 14 de maio de 1989. Foi eleito deputado federal em dois períodos: de 1º de janeiro de 1990 até 1º de janeiro de 1994 e de 1º de janeiro de 1999 até 1º de janeiro de 2003.