CORREIO, CBN e Fieb promovem segunda edição do Fórum Agenda Bahia

Encontro discutirá caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável do estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2011 às 11:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Pelo segundo ano, CORREIO e CBN, em parceria com a Fieb, promoveram o Agenda Bahia, série de encontros que reúne iniciativa privada, governos e academia na busca de caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável do estado. O alto nível das apresentações e a qualidade dos debates mostraram com análises, números e propostas o tamanho do desafio. Se o evento do ano passado pôs a infraestrutura na pauta do estado, este ano o debate cresceu.

O interesse pela mobilidade urbana ou expansão dos portos é prova disso. Não dá para desperdiçar vantagens competitivas e naturais da Bahia em função da precariedade dos meios necessários para alavancá-las. O Agenda Bahia produziu pactos. É fundamental a implantação de infraestrutura moderna que garanta o escoamento da produção para dentro e fora do país e reduza o custo das empresas. Urge investir em transporte de qualidade para a Região Metropolitana. Estudos da Fieb mostram que menos de 1% do PIB estadual está na infraestrutura.

Ao CORREIO, o governador disse que será decidido até o fim do ano um modelo de gestão dos portos. O secretário da Indústria defendeu a privatização. No Agenda Bahia, os secretários de Transporte de Salvador e de Planejamento do estado afirmaram que só faltava uma decisão política para escolher  o modal do transporte. O governador marcou reunião com o prefeito e o ministro das Cidades. Bateram o martelo por trilho.

O evento sobre sustentabilidade apontou vantagens e prioridades. A Bahia possui cursos universitários  qualificados, o que favorece um ambiente de pesquisa e inovação. Estão aqui algumas das principais multinacionais do país. O patrimônio histórico e  turístico facilita a criação de uma ‘Marca  Bahia’. É preciso motivar empresas, das micros às gigantes, a dar salto tecnológico na produção e investir mais em tecnologias limpas, com redução de emissão de resíduos.

No agronegócio, a Agenda apontou as oportunidades criadas com a realização no Brasil da Conferência da ONU Rio+20, para atrair atenções e avançar a transição rumo à economia verde. Foi firmado pacto pela Bahia sustentável que cria metas para economia climática. O CORREIO publica hoje um caderno sobre o último evento: Turismo e a Copa de 2014.

Os quatro seminários lotaram o auditório da Fieb e mobilizaram mais de 30 executivos, governantes e acadêmicos.

O Agenda Bahia deixa à disposição da sociedade amplo repertório de conhecimento e pactos importantes para colaborar com a oportunidade que o país e o estado têm pela frente. Se o Brasil  é ‘a bola da vez’ no mundo, a Bahia, por todas as condições acima relacionadas, tem um pênalti marcado a seu favor às vésperas da Copa. Não pode desperdiçar.