CORREIO, CBN e Fieb promovem segunda edição do Fórum Agenda Bahia

agenda bahia
02.10.2011, 11:36:00
Atualizado: 29.06.2018, 16:12:49
(Arisson Marinho/CORREIO)

CORREIO, CBN e Fieb promovem segunda edição do Fórum Agenda Bahia

Encontro discutirá caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável do estado

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Pelo segundo ano, CORREIO e CBN, em parceria com a Fieb, promoveram o Agenda Bahia, série de encontros que reúne iniciativa privada, governos e academia na busca de caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável do estado. O alto nível das apresentações e a qualidade dos debates mostraram com análises, números e propostas o tamanho do desafio. Se o evento do ano passado pôs a infraestrutura na pauta do estado, este ano o debate cresceu.

O interesse pela mobilidade urbana ou expansão dos portos é prova disso. Não dá para desperdiçar vantagens competitivas e naturais da Bahia em função da precariedade dos meios necessários para alavancá-las. O Agenda Bahia produziu pactos. É fundamental a implantação de infraestrutura moderna que garanta o escoamento da produção para dentro e fora do país e reduza o custo das empresas. Urge investir em transporte de qualidade para a Região Metropolitana. Estudos da Fieb mostram que menos de 1% do PIB estadual está na infraestrutura.

Ao CORREIO, o governador disse que será decidido até o fim do ano um modelo de gestão dos portos. O secretário da Indústria defendeu a privatização. No Agenda Bahia, os secretários de Transporte de Salvador e de Planejamento do estado afirmaram que só faltava uma decisão política para escolher  o modal do transporte. O governador marcou reunião com o prefeito e o ministro das Cidades. Bateram o martelo por trilho.

O evento sobre sustentabilidade apontou vantagens e prioridades. A Bahia possui cursos universitários  qualificados, o que favorece um ambiente de pesquisa e inovação. Estão aqui algumas das principais multinacionais do país. O patrimônio histórico e  turístico facilita a criação de uma ‘Marca  Bahia’. É preciso motivar empresas, das micros às gigantes, a dar salto tecnológico na produção e investir mais em tecnologias limpas, com redução de emissão de resíduos.

No agronegócio, a Agenda apontou as oportunidades criadas com a realização no Brasil da Conferência da ONU Rio+20, para atrair atenções e avançar a transição rumo à economia verde. Foi firmado pacto pela Bahia sustentável que cria metas para economia climática. O CORREIO publica hoje um caderno sobre o último evento: Turismo e a Copa de 2014.

Os quatro seminários lotaram o auditório da Fieb e mobilizaram mais de 30 executivos, governantes e acadêmicos.

O Agenda Bahia deixa à disposição da sociedade amplo repertório de conhecimento e pactos importantes para colaborar com a oportunidade que o país e o estado têm pela frente. Se o Brasil  é ‘a bola da vez’ no mundo, a Bahia, por todas as condições acima relacionadas, tem um pênalti marcado a seu favor às vésperas da Copa. Não pode desperdiçar.
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/influenciadora-baiana-sthe-matos-volta-a-alfinetar-ex-abner-te-espero-no-tribunal/
Uma semana após polêmica com bebê, ex-casal continua brigando na web
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nadal-grava-video-para-grupo-que-esta-confinado-em-sua-academia/
Tenista abriu o espaço para a quarentena de jovens alunos, jogadores e funcionários
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carro-pega-fogo-perto-do-antigo-centro-de-convencoes-veja-video/
Corpo de Bombeiros esteve no local e incidente não deixou feridos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/danca-com-caixao-em-funeral-viraliza-na-web-veja-meme-feito-em-gana/
Brincadeira circula nas redes sociais e ajuda a aliviar tensão da quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais