CORREIO, CBN e Fieb promovem segunda edição do Fórum Agenda Bahia

agenda bahia
02.10.2011, 11:36:00
Atualizado: 29.06.2018, 16:12:49
(Arisson Marinho/CORREIO)

CORREIO, CBN e Fieb promovem segunda edição do Fórum Agenda Bahia

Encontro discutirá caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável do estado

Pelo segundo ano, CORREIO e CBN, em parceria com a Fieb, promoveram o Agenda Bahia, série de encontros que reúne iniciativa privada, governos e academia na busca de caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável do estado. O alto nível das apresentações e a qualidade dos debates mostraram com análises, números e propostas o tamanho do desafio. Se o evento do ano passado pôs a infraestrutura na pauta do estado, este ano o debate cresceu.

O interesse pela mobilidade urbana ou expansão dos portos é prova disso. Não dá para desperdiçar vantagens competitivas e naturais da Bahia em função da precariedade dos meios necessários para alavancá-las. O Agenda Bahia produziu pactos. É fundamental a implantação de infraestrutura moderna que garanta o escoamento da produção para dentro e fora do país e reduza o custo das empresas. Urge investir em transporte de qualidade para a Região Metropolitana. Estudos da Fieb mostram que menos de 1% do PIB estadual está na infraestrutura.

Ao CORREIO, o governador disse que será decidido até o fim do ano um modelo de gestão dos portos. O secretário da Indústria defendeu a privatização. No Agenda Bahia, os secretários de Transporte de Salvador e de Planejamento do estado afirmaram que só faltava uma decisão política para escolher  o modal do transporte. O governador marcou reunião com o prefeito e o ministro das Cidades. Bateram o martelo por trilho.

O evento sobre sustentabilidade apontou vantagens e prioridades. A Bahia possui cursos universitários  qualificados, o que favorece um ambiente de pesquisa e inovação. Estão aqui algumas das principais multinacionais do país. O patrimônio histórico e  turístico facilita a criação de uma ‘Marca  Bahia’. É preciso motivar empresas, das micros às gigantes, a dar salto tecnológico na produção e investir mais em tecnologias limpas, com redução de emissão de resíduos.

No agronegócio, a Agenda apontou as oportunidades criadas com a realização no Brasil da Conferência da ONU Rio+20, para atrair atenções e avançar a transição rumo à economia verde. Foi firmado pacto pela Bahia sustentável que cria metas para economia climática. O CORREIO publica hoje um caderno sobre o último evento: Turismo e a Copa de 2014.

Os quatro seminários lotaram o auditório da Fieb e mobilizaram mais de 30 executivos, governantes e acadêmicos.

O Agenda Bahia deixa à disposição da sociedade amplo repertório de conhecimento e pactos importantes para colaborar com a oportunidade que o país e o estado têm pela frente. Se o Brasil  é ‘a bola da vez’ no mundo, a Bahia, por todas as condições acima relacionadas, tem um pênalti marcado a seu favor às vésperas da Copa. Não pode desperdiçar.
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-a-sair-apaga-a-luz-do-othon-hotel-ja-esta-sem-nenhum-hospede/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/piloto-alema-de-17-anos-sofre-acidente-grave-e-sera-operada/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/