CORREIO é finalista do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo

salvador
16.07.2019, 17:00:00
Atualizado: 19.07.2019, 16:49:20

CORREIO é finalista do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo

Vencedores serão anunciados nesta sexta (19)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O CORREIO é um dos finalistas do prêmio Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2019. A reportagem "Caros e saborosos: cafés especiais triplicam faturamento de fazendas baianas", assinada pela jornalista Georgina Maynart, com edição de Flávio Oliveira, concorre à premiação, que anunciará seus vencedores nesta sexta-feira (19), às 14h30.

O trabalho do CORREIO é o único representante da Bahia selecionado entre os finalistas, o que é motivo de orgulho para a jornalista. "Estou muito feliz. É muito ver uma matéria de economia rural tendo destaque em um prêmio tão importate sobre desenvolvimento regional. Fico feliz porque a nossa reportagem mostra a força do pequenos empreendimentos, da economia que sai do campo, dos cafeicultores", disse Georgina, que já foi vencedora do prêmio nos anos de 2016 e 2018, ambos com a TV Bahia.

A reportagem, que faz parte do caderno Agro Bahia, do CORREIO, mostra a realidade de cafeicultores baianos, que produzem cafés artesanais que estão sendo reconhecidos e premiados mundialmente.

A premiação faz parte da programação do XXV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que comemora os 67 anos do BNB. O evento que premiará a melhor reportagem será realizado na sede da instituição, em Fortaleza.

Georgina Maynart assina reportagem finalista do prêmio (Foto: Divulgação) 

Ao todo, foram 284 reportagens inscritas no concurso, que foram divididas em categorias Grande Prêmio Nacional, para trabalhos sobre o tema “Microcrédito urbano como ferramenta de desenvolvimento econômico e social”,  prêmios nacionais por mídia (TV, rádio, internet e mídia impressa), prêmios estaduais (todas as mídias), prêmio extrarregional, para trabalhos realizados fora da área de atuação da instituição, e prêmio universitário.

Os trabalhos premiados serão aqueles que apresentaram iniciativas de promoção ao desenvolvimento regional realizadas no Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, analisados sob diferentes perspectivas, como econômica, turística, educacional, cultural e ambiental.

Finalistas da edição 2019 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo:

  • Aline Guedes, Sâmara Gonçalves e Josemi Cavalcante, da Rádio Band News FM Manaíra, da Paraíba;
  • Aline Oliveira, Eulália Camurça, Susy Costa, Camila Lima, Tiago Melo, Carlos Marlon, Nelton Alves, Adauto Alves, Janelton Vale, Mateus Ferreira e Adriana Castro, da TV Verdes Mares, do Ceará;
  • Ana Mary C. Cavalcante e Mateus Dantas, do jornal O Povo, do Ceará;
  • Cristiane Viana Moraes Melo, Wanderley das Neves Ramos e André Mendes Parga, da TV Difusora, do Maranhão;
  • Georgina Maynart, do Jornal Correio, da Bahia;
  • Igor Jácome, do portal G1, Rio Grande do Norte;
  • Irna Cavalcante, Raone Saraiva, Beatriz Cavalcante, Marcelo Justino, Mateus Dantas, Evilásio Bezerra e Mauri Melo, do jornal O Povo, do Ceará;
  • Jéssica Welma de Assis Gonçalves, Rafael Luís Azevedo, Nasion Frota, Felipe Soares e Iago Monteiro, da Tribuna do Ceará;
  • Josafá Bonifácio da Silva Neto e Juliana Correia Almeida, da Rádio UFS, de Sergipe;
  • Júlio Vieira e Ike Yagelovic, da Rádio BandNews FM, de Minas Gerais;
  • Luiz Ribeiro dos Santos, do Estado de Minas, de Minas Gerais;
  • Luiza Freitas, do Jornal do Commercio, de Pernambuco;
  • Nathália Caroline Passos de Souza, da Rádio Universitária, de Sergipe;
  • Neyara Pinheiro, Jussara Santa Rosa, Fernando Cardoso, Osiel Pontes, Raimundo Soares e Walter Junior, da TV Clube, do Piauí;
  • Rammom Monte, do Portal Correio, da Paraíba;
  • Thiago José Gomes de Oliveira e Larissa Bastos Pinheiro, Gazetaweb, de Alagoas.

Fórum de Desenvolvimento
O XXV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento acontece nos dias 18 e 19 de julho, em paralelo com o XXIV Encontro Regional de Economia, com o tema Nordeste: Empreendedorismo e Inovação.

Promovidos pelo BNB e pela Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), os eventos abordarão diferentes temas. No primeiro dia, serão sessões simultâneas da Anpec com discussões sobre temas como dinâmica setorial e desigualdades regionais do Brasil, economia social e economia agrícola.

Já no segundo dia, a programação contará com um painel com o tema "Nordeste: celeiro de oportunidades", com a participação de especialistas do próprio BNB, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As inscrições para o XXV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento estão abertas e são gratuitas. Para participar, basta acessar o site www.bnb.gov.br/forum-de-desenvolvimento.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas