CORREIO publica série com fatos inéditos da vida de Irmã Dulce a partir de domingo (6)

Especial Pelos Olhos de Dulce foi produzido pelo jornalista Jorge Gauthier e terá matérias até dia 15

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2019 às 04:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Osid

Alto-falante para aumentar os pedidos de donativos, desejos de oração, criação de time feminino de vôlei e a relação com segmentos da Igreja Católica. Desde o bairro do Barbalho, onde nasceu, em 1914, até o Vaticano, onde será proclamada santa no próximo dia 13, a história de Irmã Dulce transcende as religiões. A pequena freira, de 1,47 m, subverteu os padrões com o objetivo de ajudar. 

O CORREIO teve acesso a documentos nunca antes publicados pela imprensa, que relatam os primeiros passos dos trabalhos sociais desenvolvidos pela nova santa da Igreja Católica, que será nomeada Santa Dulce dos Pobres. A partir desse material, o CORREIO produziu a série de reportagens multiplataformas 'Pelos Olhos de Dulce', que começará a ser publicada neste domingo (6).

No total, serão 20 conteúdos especiais, que chegarão aos leitores entre os dias 6 e 15 de outubro, nas edições impressas do jornal e no site do Correio24Horas, que terá ainda podcasts, vídeo-documentário além de cobertura especial direto do Vaticano. 

As reportagens são assinadas pelo jornalista e chefe de reportagem do CORREIO, Jorge Gauthier, e editadas por Mariana Rios, coordenadora da editoria Minha Bahia. Para a produção do especial Pelos Olhos de Dulce, Gauthier percorreu mais de 1,3 mil quilômetros e visitou duas cidades baianas, além de outras cinco de Sergipe, onde Dulce deu início à sua trajetória religiosa. Ele encontrou pessoas que tiveram seus caminhos cruzados pela religiosa, nos mais variados aspectos, e que tiveram suas vidas transformadas pelo Anjo Bom da Bahia. 

Foram 58 pessoas entrevistadas, pesquisas em 12 livros relacionados à santa e à Igreja Católica, e em reportagens publicadas desde que o CORREIO foi fundado, há 40 anos. 

No início de outubro, o jornalista adicionará 8.015 km a essa contagem, quando desembarcará no Vaticano, em Roma, na Itália, para participar da cobertura especial das cerimônias que irão compor a canonização da primeira santa genuinamente nascida no Brasil. 

Autor do livro 'Irmã Dulce: os milagres pela fé', lançado em 2015, pela editora Autografia, Jorge Gauthier realiza há oito anos pesquisas sobre a trajetória de vida de Dulce.

Em 2011, conquistou o troféu Dom Helder Câmara da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, com uma série de reportagens especiais sobre a religiosa, produzido junto com os jornalistas Alexandre Lyrio e Victor Uchôa. O conteúdo também rendeu o segundo lugar no Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo, que tinha concorrentes de sete países de língua portuguesa.  Foto: Sora Maia/CORREIO “Irmã Dulce é uma personalidade que, há 40 anos, desde que o jornal foi fundado, é acompanhada de perto. A série de reportagens começou a ser desenvolvida em maio deste ano, quando o Vaticano anunciou que havia reconhecido o segundo milagre de Dulce. A partir desse momento, intensifiquei pesquisas para encontrar novos olhares e apresentar a história de Dulce aos nossos leitores”, explica Gauthier, que ao lado do também jornalista Yuri Rosat, já entrevistou 30 pessoas para o vídeo-documentário que será lançado em novembro, encerrando as homenagens do CORREIO à Santa Dulce dos Pobres. 

“Tem sido um processo maravilhoso conhecer melhor a história de Irmã Dulce. Apesar de ter nascido em Salvador e saber de sua importância, ainda não tinha a dimensão de sua obra. Ouvir relatos de pessoas que tiveram contato com ela é realmente inspirador”, diz Yuri, que é responsável pelas imagens e edição do vídeo-documentário. 

No Vaticano, o repórter Alexandre Lyrio integrará o time que fará a cobertura da canonização da baiana.“Sou apaixonado por Irmã Dulce além do hábito de freira. Sempre ouvi essas histórias contadas por parentes e familiares meus, que eram católicos. Eles falavam que Irmã Dulce  fazia vários milagres em busca de doações para construir suas obras sociais. Será uma honra participar dessa cobertura no Vaticano. Mesmo não sendo católico, acho super importante esse momento de reconhecimento dela", destaca Lyrio.Site especial A coordenação digital do especial é de Wladmir Lima. A jornalista Naiana Ribeiro é responsável pela programação, webdesign e mídias sociais, junto com Marcus Barbosa, que atuará na produção de vídeos. No documentário, integra a equipe o jornalista Ivan Dias Marques. A identidade visual e diagramação levam a assinatura de Morgana Miranda, da editoria de arte do CORREIO.

O leitor terá acesso aos documentos e fotos inéditas localizadas pela reportagem.

Os conteúdos serão publicados diariamente nas plataformas impressas e digitais do CORREIO, até o dia 15. Do Vaticano, os leitores receberão novidades exclusivas de todos os eventos que compõem a canonização de Dulce - o material estará disponível no site do CORREIO, no jornal impresso e nas redes sociais, que contará com boletins diários ao vivo. 

Na véspera da missa de canonização, que está marcada para o dia 13 de outubro, Irmã Dulce receberá uma homenagem em Roma, promovida pelo brasileiro Roberto La Borda. Ele compôs uma ópera em homenagem à primeira santa brasileira, que será apresentada na Praça Navona, em Roma.

No dia seguinte, o Papa Francisco preside, a partir de 10h (5h da manhã no horário de Brasília), a cerimônia de canonização de Dulce e de outros quatro beatos: o inglês John Henry Newman, cardeal, fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; a italiana Giuseppina Vannini, fundadora da ordem das Filhas de São Camilo; a indiana Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e a suiça Margherita Bays, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Após a cerimônia do Vaticano, quando se tornará oficialmente santa, Dulce poderá ser venerada em todas as igrejas do mundo. A primeira missa em honra a ela acontecerá em solo italiano e será celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, às 10h, na igreja de Sant’Andrea della Valle, em Roma. Freiras da congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a qual Irmã Dulce fazia parte, participarão do ato religioso. 

 Além disso, no dia 20 de outubro o CORREIO fará uma cobertura especial da missa de ação de graças pela canonização de Dulce, que será celebrada a partir das 17h, na Arena Fonte Nova. Antes, às 15h, haverá uma apresentação teatral no evento. Os portões serão abertos ás 12h30.

As novidades não param por aí. A série terá ainda uma ação especial onde os leitores poderão ajudar às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Basta comprar as edições impressas do CORREIO dos dias 13 e 19 de outubro, que trarão selos que garantem 20% na compra da vela de sete dias da santa. 

O selo terá validade de 30 (trinta) dias a partir da primeira publicação do jornal, exclusivamente para compra de velas na loja física da Osid, situada na Av. Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim. A vela custa R$ 6 e, com o desconto, será vendida por R$ 4,80. O valor será destinado à instituição.

* O projeto Pelos Olhos de Dulce tem o oferecimento do jornal CORREIO e patrocínio do Hapvida.

Leia maisTutor de Irmã Dulce, frei alemão pediu transferência de religiosa da BahiaDulce não tinha limites para pedir: freira baiana aceitou ajuda até dos EUA