CPI vai propor indiciamento de Bolsonaro por 'charlatanismo' e 'curandeirismo'

Decisão foi tomada durante almoço entre a cúpula da comissão

Publicado em 11 de agosto de 2021 às 18:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A CPI da Covid irá propor o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelos crimes de charlatanismo e curandeirismo em sua condução de ações no âmbito da pandemia. 

A decisão foi tomada em meio a um almoço, realizado nesta quarta-feira (11), entre o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice, Randolfe Rodrigues Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

“Nós vamos propor o indiciamento do presidente Bolsonaro pela prática de charlatanismo, prática de curandeirismo e divulgação de propaganda enganosa”, disse o senador Randolfe Rodrigues ao G1. Ele ainda pontuou que essa decisão não exclui o pedido de indiciamento por outros possíveis crimes.

Para Randolfe, com o depoimento de Jailton Batista, representante da farmacêutica Vitamedic, que lucrou com a venda de Ivermectina, traz mais elementos que atestam que o presidente da República “atuou para divulgar medicamentos com ineficácia comprovada, colocando em risco a saúde da população brasileira”.

A Vitamedic ainda será responsabilizada pela defesa ilegal de uso de medicamentos sem eficácia comprovada. A CPI também irá analisar o pedido de bloqueio de bens da empresa.