Criança de 7 anos fuma até 16 cigarros por dia na Indonésia

mundo
14.04.2015, 18:24:00
Atualizado: 14.04.2015, 18:26:02

Criança de 7 anos fuma até 16 cigarros por dia na Indonésia

"Se ele não fuma, fica chorando", diz a mãe de Dihan Awalidan

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Um menino de 7 anos fuma até 16 cigarros por dia na Indonésia. Dihan Awalidan mora em Cicapar, vilarejo em Java Ocidental, e é viciado em nicotina desde os 3 anos. O menino chega a deixar de brincar com os amigos para fumar.

Dihan Awalidan fuma até 16 cigarros por dia na Indonésia.
(Foto: Reprodução/Barcroft Media)

O cigarro preferido de Dihan é com aroma de cravo. O vício é sustentado pelos pais, que dão uma mesada mensal para a criança. Quando as moedas acabam e a vontade de fumar ainda é grande, Dihan pega dinheiro da carteira da mãe.

(Foto: Reprodução/Barcroft Media)

Os pais não concordam com o hábito de Dihan, mas não tomam muitas atitudes para combater o vício. "Se ele não fuma, fica chorando", diz a mãe, Tati, de 32 anos. "Se não tiver cigarros, ele fica furioso e rouba cigarros", acrescentou o pai, Iyan, de 36 anos.

Na Indonésia, dois terços da população masculina são compostos por fumantes. Em 2013, o mundo se chocou com a história de Aldi Rizal, um garoto de dois anos que chegava a fumar 40 cigarros por dia.

"Se ele não fuma, fica chorando", diz a mãe de Dihan.
(Foto: Reprodução/Barcroft Media)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas