Criança tetraplégica viaja de ambulância para ver luzes de Natal no Campo Grande

salvador
19.12.2019, 05:30:00
Atualizado: 19.12.2019, 09:31:28
Silvana saiu de Simões Filho para ver a nova iluminação do Campo Grande (Foto: Roberto Abreu/ CORREIO )

Criança tetraplégica viaja de ambulância para ver luzes de Natal no Campo Grande

Decoração atrai pessoas dos mais diversos bairros da cidade e da Região Metropolitana

Desde que a decoração natalina do Campo Grande foi inaugurada, pessoas se aglomeram na praça todas as noites para ver e, principalmente, fotografar a variedade de luzes e cores. Elas chegam aos montes: de Paripe à Ribeira, da Barra à Itapuã, de São Cristóvão à Federação. A única certeza é de que todos os caminhos levam ao mesmo lugar. 

Nesta quarta-feira (18), o passeio da pequena Silvana Santos, 10 anos, emocionou quem esteve no local. Ela chegou de ambulância de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, só para conhecer a decoração. Logo que saiu do veículo, ela deu um sorriso tão sincero que atraiu olhares. E há uma razão especial para tanta euforia. 

Silvana é tetraplégica e só visitou o Largo do Campo Grande porque houve um esforço tremendo da equipe médica e da mãe dela, a operadora de caixa Ariana Souza, 35, para lhe dar esse presente. “A gente viu nos jornais a inauguração da nova iluminação e, desde então, ela pedia para vir, mas a gente não tinha como trazer”, contou. 

A garota pediu para fazer foto com guardas municipais (Foto: Roberto Abreu/ CORREIO)


Há algumas semanas, quando deixava uma clínica na Avenida Anita Garibaldi, a menina ficou admirada com a ornamentação de Natal da fachada do prédio. A cena comoveu a fisioterapeuta Fernanda Fonseca, responsável pelo tratamento da garota.

“Ela perguntou se a gente poderia esperar um pouquinho para ela olhar as luzes. Na volta, paramos no Dique do Tororó para ela ver a decoração. Ficamos todos comovidos com a situação e pedimos autorização a clínica e da mãe dela para fazer esse passeio”, disse. 


Da hora que desceu da ambulância da empresa S.O.S Vida, empresa de home Care (internação domiciliar), até a despedida, nada escapou aos olhos da menina. Ela passou pela Catedral de Luz e Som, pela Árvore de Natal, pela vila e fez a tão aguardada foto com o Papai Noel. Quando questionada se gostou da visita, foi rápida na resposta: “É mais bonito ao vivo do que pela televisão”.

Equipe médica que fez o passeio com a menina Silvana (Foto: Roberto Abreu/ CORREIO)

Logo ao lado, a dona de casa Rita de Cássia Lopes, 58, tentava ajustar o foco da câmera do celular para mais uma self. Ela levou a filha Juliete dos Santos, 16, e a neta Lara Kauany Barreto, 8, para visitar o espaço pela segunda vez.

“A gente veio ontem [terça-feira], mas o celular descarregou e não conseguimos fazer muitas fotos”, contou, garantindo que vai retornar em breve, desta vez, com o filho. 

Lara Kauany aproveitou para ensinar o segredo para ficar bem no retrato: “Tem que fazer pose e colocar as mãos nas cadeiras, assim”, disse, do alto de seus 8 anos de vida e experiência. A família saiu de Cosme de Farias somente para ver a iluminação.

Rita de Cássia saiu de Cosme de Farias com a filha e a neta (Foto: Roberto Abreu/ CORREIO)

Há alguns metros, o pequeno Levi Ramos, 3, se divertia sentado sobre os ombros do técnico de eletrônica Jadson Ramos, 32. O pai contou que a família mora no bairro da Caixa d'Água e que era a primeira vez que eles visitavam no local. A mãe, a analista de Recursos Humanos, Aline Ramos, 30, explicou o motivo. “Vimos a divulgação feita pela prefeitura e tentamos vir, mas tivemos dificuldade para estacionar. Desta vez, chegamos cedo”, revelou, enquanto fazia mais uma foto. 

Levi, 3 anos, e os pais saíram do bairro da Caixa D'Água para conferir a ornamentação de Natal (Foto: Roberto Abreu/ CORREIO)

O registro vai parar nas redes sociais, é claro. Essa plataforma é uma das responsáveis por atrair a multidão de todas as noites. Como foi o caso do eletrotécnico Igor Teixeira, 23, morador de Pernambués. Ele contou que depois de ver as postagens feitas por amigos no Campo Grande ficou mais motivado a sair de casa. Resultado: reuniu um grupo de sete pessoas e foi ver a iluminação de que tanto falam.

“Eu vi nos jornais e nas redes sociais. Toda hora alguém posta uma foto. A gente veio ver de perto a decoração. Chegamos agora, mas já dá para ver que está bonita mesmo”, contou, já sacando o celular para, também, fazer uma foto. 

Igor e os amigos, moradores do bairro de Pernambués (Foto: Roberto Abreu/ CORREIO)

O diretor de iluminação da prefeitura, Júnior Magalhães, não estava no momento das entrevistas, mas era somente sorrisos quando a reportagem pediu que ele comentasse a nova decoração.

“Foi um ano de trabalho e muita pesquisa para que tivéssemos esse resultado. Estou orgulhoso do que fizemos e tenho certeza que Salvador não deixa a desejar na comparação com nenhuma outra cidade em decoração natalina”, afirmou.

Enquanto o frenesi no Campo Grande ficava cada vez mais intenso, com gente indo e vindo e invadindo as fotos uns dos outros, no Farol da Barra, ciclistas se preparavam para o primeiro Pedal das Luzes – Especial de Natal. O evento reuniu integrantes do Movimento Salvador Vai de Bike, coordenado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), com participação de grupos de pedalada independentes e esportistas iniciantes.

O passeio percorreu locais com iluminação natalina especial. Eles saíram pedalando da Barra, passaram pelo Dique do Tororó, subiram o Politeama, foram até o Terreiro de Jesus, voltaram pelo Campo Grande, onde fizeram uma parada para as fotos, e encerraram o evento na Barra. Foram 700 inscritos para fazer o percurso de cerca de 17 km, com tempo estimado de 2h. É o Natal soteropolitano com sabor de suor e selfs.  

Outros locais em clima de Natal

  • Praça Municipal - Tem Árvore de Natal de 21 metros feita com 22 mil garrafas pet;
  • Pelourinho - As ruas do Pelô e, em especial, o Terreiro de Jesus, foram contagiadas pelo espírito natalino;
  • Cidade Baixa - O destaque vai para a Igreja do Senhor do Bonfim e a Praça Irmã Dulce, iluminadas de forma especial;
  • Barra - O Farol recebeu luzes natalinas e o Porto ganhou uma Vila de Natal, com presépio e árvore;
  • Dique do Tororó - Margens e espelho d’água também foram decorados;
  • Bairros - Ruas e avenidas do Imbuí, Rio Vermelho, Itapuã, Fazenda Grande II (Cajazeiras), entre outros locais, ganharam adereços especiais.

Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-3-a-praca-do-povo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-2-a-fuga-do-deposito/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-sera-desfalque-no-carnaval-2020-dessa-vez-sem-polemica/
Craque brincou com a situação em vídeo no Instagram; em 2019 ele estava em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-vai-abrir-desfile-icada-nesta-sexta-feira-21-assista/
Cantora comanda bloco Blow Out, no circuito Dodô (Barra-Ondia)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cid-gomes-tem-quadro-clinico-estavel-diz-boletim-medico/
Cid foi baleado durante um protesto de policiais militares no Ceará
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-pipocas-de-saulo-e-anitta-e-novidade-na-barroquinha/
Quadro é apresentado pelo chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-paredao-para-o-trio-o-poeta-e-la-furia-levam-pagodao-a-barra/
Bandas foram umas das últimas a se apresentar na noite desta quinta (20)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-rolou-de-melhor-no-primeiro-dia-do-carnaval/
Muita pipoca, Claudinha de guarda, volta de Brown...
Ler Mais