Criatividade aumenta quando as pessoas a praticam em grupo

Alexandra Terumi mostrou algumas práticas para despertar as ideias

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  • Alexandre Lyrio

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O que é criatividade? De onde ela vem? Seria um talento? Um dom? “Não necessariamente”, afirma Alessandra Terumi, consultora de design organizacional e inovação. À frente da oficina Criative[se], no encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018, Alessandra mostrou algumas práticas para despertar e exercitar a criatividade no dia a dia.  

Mestre em Inovação pela NHTV University e pela Imagineering Academy, na Holanda, Alessandra utiliza a proposta do chamado Imagineering, braço de design e desenvolvimento da Disney responsável pela criação e construção de parques temáticos em todo o mundo.

“O imagineering busca a inovação a partir da experiência. Ele junta a imaginação e o dia a dia. Assim, pode-se chegar a uma ideia criativa”, diz Alessandra. O tempo inteiro, durante o workshop, ela incentivou a plateia a realizar exercícios em duplas ou em grupos. Isso porque ela trabalha com a ideia de cocriação, quando diferentes pessoas, de diferentes áreas, trabalham em cima de uma ideia ou na imaginação para criar algo novo. 

 Personagens

“A criatividade poder ser coletiva e não apenas individual. Acredito que a cocriação pode trazer resultados melhores do quando a criação é individualizada”, afirmou Alessandra, citando diversos personagens da história que fizeram da criatividade um estilo.

De Pablo Picasso a Steave Jobs, cada um tem sua definição sobre o ser criativo. “Picasso acreditava que todo ato criativo é um ato de destruição. Como destruição é uma palavra muito forte, eu diria desconstrução. É preciso desconstruir para criar”, destacou a especialista. 

Foi aí que ela ligou o som, colocou um pout-purri de músicas clássicas e fez toda a plateia fechar os olhos para entrar em contato com sua imaginação.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do jornal CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; e apoio do Sebrae e da VINCI Airports.