Crise e transformação digital preocupam supermercados

Por Flávio Oliveira*

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 17 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

De um lado, a preocupação com os rumos da economia brasileira. De outro, a angústia em relação à transformação do setor, um dos menos atingidos pela revolução digital. É neste cenário que começa hoje, na Arena Fonte Nova,  a Super Bahia, maior evento do varejo de alimentos do estado. Apesar disso, segundo o presidente da Associação Baiana de Supermercados, Joel Feldman, não há motivos para depressão ou ansiedade.  “Dados apontam que o setor supermercadista da Bahia deixou de cair e está estável há 10 meses. Isso é uma boa notícia”, garante. “Nos anos de crise, as pequenas e médias empresas - de um bairro periférico de Salvador ou de uma cidade do interior  - tiveram que apertar os botões certos e melhorar a eficiência, e assim responderam melhor à crise que as grandes redes multinacionais, cresceram mais que as grandes redes. É uma oportunidade, a Bahia tem menos lojas regionais que estados como Minas, São Paulo ou Rio”, completa. 

Futuro - Feldman afirma ainda que a transformação digital do setor supermercadista ainda dá os primeiros passos e que o modelo de negócio não vai mudar no curto ou médio prazos. “Na verdade, o consumidor está mais preparado para o mundo virtual que o varejo”, fala, completando: “mas a relação de consumo dentro da loja de supermercado vai permanecer. A dona de casa vai continuar comprando carne ou pão em lojas físicas”. No entanto, para ele a tendência é a de melhoria constante nos serviços, na qualidade dos produtos e no atendimento prestados aos clientes. “Foi com melhoria nessas áreas que o setor venceu a crise. Será assim que vai crescer no futuro”. Sobre o crescimento do setor, que na Bahia soma 15 mil pontos de vendas, o presidente da Abase disse que ele só ocorrerá quando o mercado de trabalho reagir, com a diminuição do desemprego e aumento da renda do trabalhador. Ele apontou também que o supermercado do futuro – o mais imediato – vai oferecer uma melhora na relação com os clientes, diminuindo atritos, a exemplo das filas para os caixas. “As lojas vão ter mais o self check out, que é o autosserviço para o pagamento das compras”, assegura.

Novo MRV em Feira

A MRV começa a vender, ainda neste mês, unidades no empreendimento Palace Fraga Maia, em Feira de Santana. O prédio consta com 256 apartamentos e está localizado em uma das áreas mais valorizadas da cidade, próxima de supermercados, faculdades, bancos e shopping. As habitações são de 1 e 2 quartos, com vagas de garagem e infraestretura  de lazer que inclui piscina, salão de festas, espaço fitness e playground.  As unidades saem a partir de R$ 122 mil, com subsídios de até R$ 31 mil pelo programa Minha Casa Minha Vida.  A construtora oferece ITBI é grátis. A MRV é uma das construtoras que mais faturam na Bahia graças ao foco em habitação popular. Além de Feira de Santana está presente em Salvador e Região Metropolitana e em Vitória da Conquista. 

Hambuergueria de R$ 1 milhão

O Cazolla Gastro.Burguer.Beer vai abrir sua segunda unidade em Salvador, na alameda gourmet do piso L2 do Shopping Paralela. A unidade conta com um investimento de R$ 1 milhão e a inauguração está prevista para a segunda quinzena de outubro. O empreendimento  vai gerar 30 empregos diretos e, garantem seus sócios, será a primeira hamburgueria 100% baiana a funcionar dentro de um shopping center de grande porte.  Entre as novidades, está a de um cardápio que vai além dos sanduíches para oferecer ao cliente uma experiência completa de steakhouse em um menu exclusivo de cortes de carnes nobres da linha Black Angus, diversas opções de entradas e buffet livre de acompanhamentos.  Assim como a unidade da Pituba, o novo Cazolla do Shopping Paralela tem seu projeto assinado pela arquiteta Márcia Meccia. A operação se dará em um espaço de 130m² ocupado por 22 mesas e 68 lugares.  

FIQUE POR DENTRO

Mais Super Bahia - A  Jungheinrich, segunda maior empresa de intralogística na Europa, apresenta, através da revendedora local Airlet, na SuperBahia 2018 as melhores soluções para movimentação de mercadorias no setor de alimentos. Está é a segunda vez que a multinacional alemã participa do evento, e desta vez vai apresentar  6 novos produtos incluindo empilhadeiras, multifuncionais e transpaleteiras. 

Olho Vivo – O Shopping Cajazeiras, em aprceria com a  Fundação Abióptica, promove a Ação Olho Vivo. O objetivo é o de orientar e estimular a prevenção das doenças oculares e diagnósticos preventivos a partir de uma triagem visual. Visa, também, esclarecer sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientando sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário. Nos dias 27 e 28 de julho, n Piso L1.  

Aeroporto - O Aeroporto de Salvador registrou um crescimento de 1,3% no segundo trimestre (abril a junho) em comparação ao mesmo período em 2017. Assim, mesmo em mei à greve de caminhoneiros que abateu a economia brasileira, a capital baiana conseguiu manter a tendência de ocupação de voos superior a 80%. Este é o segundo trimestre seguido de crescimento no número de passageiros desde que a Vinci assumiu a gestão integral do terminal, em janeiro. No primeiro trimestre foi registrado um crescimento de 6%. 

Aquisição - A Prosegur, empresa líder em logística de valores no Brasil, adquiriu o controle total da Logmais, companhia especializada em serviços de correspondente bancário. Fundada em 2016, na Bahia, a Logmais tem como principais serviços o recebimento de contas de concessionárias e cobranças via boleto bancário e possui 57 lojas próprias nas regiões Nordeste e Sudeste, 75 pontos de atendimento em órgãos governamentais e mais de 832 pontos atendimento em varejistas credenciados em todo o país. O valor da negociação entre as duas empresas está sob sigilo.

Leilão – A Sold realiza, no próximo dia 26, um leilão de imóveis para o banco Santander que inclui oportunidades de negócios na Bahia. Os lances iniciais variam de R$ 60 mil a R$ 12 milhões. Os lotes já estão abertos e podem ser visitados mediante agendamento no site da Sold. Todos eles podem ser consultados pelo link: http://www.sold.com.br/santander

E-Social - No dia 19 de julho, a Câmara de Assuntos Tributários (CAT) da Fecomércio-BA promove mais uma palestra da serie de Diálogos Tributários sobre os impactos do E-Social nas empresas. O evento acontece na Casa do Comércio, no espaço Mário Cravo (3º andar) - de 9h às 12h e de 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas através do site www.fecomercioba.com.br.

Startups - Empreendedores interessados em participar do Braskem Labs Challenge, programa da plataforma Braskem Labs que busca soluções de startups para desafios internos para a companhia, podem fazer suas inscrições até o dia 11 de agosto no site www.braskemlabs.com/challenge. O programa vai selecionar startups com soluções para desafios de diversas áreas e os selecionados terão a oportunidade de realizar um piloto em unidades industriais ou áreas administrativas da Braskem.

Telefonia  – A operadora Oi está ampliando seus canais de venda para planos empresariais e a partir de agora as 26 lojas da companhia na Bahia vão comercializar estes produtos.  Com 1,2 milhão de clientes PMEs, a estratégia da Oi é desenvolver soluções que atendam exclusivamente o setor com foco permanente na melhoria da experiência e da qualidade dos serviços. 

Elevadores - A Atlas Schindler e o Santander criaram a primeira linha de financiamento voltada exclusivamente para a modernização de elevadores do Brasil. Com o novo plano de financiamento, clientes interessados em modernizar seus elevadores e escadas rolantes com a Atlas Schindler poderão parcelar o serviço em até 60 vezes, com parcelas fixas. A tlas Schindler possui mais de 200 mil elevadores instalados no Brasil.

Tempero da Bahia - A segunda edição do Festival Gastronômico Tempero Bahia está confirmada para acontecer no período de 15 a 26 de agosto, em Salvador. O desafio proposto a chefs e restaurantes é o de apresentar receitas à base do palmito pupunha, tema do festival neste ano. O Tempero Bahia é um desdobramento do Festival Tempero no Forte, realizado há 12 anos na Praia do Forte.

*É editor de Economia e Negócios