Cruzeiro traz cerca de 2 mil turistas a Salvador nesta sexta-feira (24)

Eles integram um grupo de 9.231 turistas previstos para chegar em três navios que aportam na capital baiana até o final do Carnaval

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 18:58

- Atualizado há um ano

Cerca de dois mil turistas desembarcam no Terminal Marítimo do Porto de Salvador, no Comércio, nesta sexta-feira (24), oriundos do Rio de Janeiro, às 9h. Esta será a primeira remessa específica de visitantes para o Carnaval a bordo da embarcação Sea Princess, e integra um grupo de 9.231 turistas previstos para chegar em três navios que aportam na capital baiana até o final da festa.

Os passageiros ficam na cidade até as 17h, quando seguem viagem para Fortaleza (CE). Até o final de abril, quando termina a temporada, 155 mil turistas terão desembarcado no Porto de Salvador, oriundos de navios de cruzeiros.

Na terça-feira (28), aportam o MSC Preziosa, que chega de Santos, no Litoral paulista, por volta das 9h, com 4,3 mil pessoas. Mais tarde, chega o Sovereign, em torno de 16h, com 2,8 mil passageiros para curtir o último dia de folia. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult),  preparou um esquema especial para recepcionar os visitantes que chegam à capital durante os dias de festa. A pasta conta com equipes itinerantes, formadas por cinco agentes, espalhadas em todos os circuitos da folia, no porto, aeroporto e nas praias, além de um estande fixo na parte alta do Elevador Lacerda.Haverá um esquema especial para recepcionar os turistas que vão desembarcar na capital baiana(Foto: Betto Jr)

Os agentes, todos bilíngues, são capacitados para sanar as dúvidas dos visitantes e, durante o atendimento, distribuem o guia completo sobre as atrações e os principais destaques do Carnaval 2017.Além disso, o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) da Guarda Civil Municipal mantém ações de prevenção a crimes contra os visitantes, com efetivo atuando em áreas como o porto, o Elevador Lacerda e o Centro Histórico, onde fica a base móvel do grupamento.

Ao todo, 95 guardas atuam em turnos de seis horas em rondas nos circuitos da festas e principais vias de entrada da cidade.Mais visitantesSalvador registra também grande volume de turistas chegando por via aérea. De acordo com a Infraero, que administra o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, são esperados 232 mil embarques e desembarques entre esta quinta-feira (23) e o dia 2 de março.

Durante o Carnaval 1,4 mil voos estão confirmados, resultando em uma média de 200 por dia. Para o período, foram liberados ainda 250 voos extras para garantir a presença do folião em tempo hábil de curtir os dias de Carnaval na capital.Entre os dias 20 e 28 de fevereiro, aproximadamente 245 mil pessoas desembarcam na Estação Rodoviária de Salvador. No mesmo período, 450 mil turistas devem chegar em Salvador pelas estradas, sendo 50 oriundos de outros estados. Para o titular da Secult, Claudio Tinoco, os turistas vão aproveitar o período em terra para conhecer atrativos da cidade, como o Centro Histórico, e curtir o Carnaval alternativo do Furdunço, que nesta sexta-feira acontece no Circuito Osmar, onde 29 atrações animam o folião pipoca, a partir das 14h.

“Eles chegam pela manhã, por isso terão tempo de visitar o Pelourinho e curtir um pouco da festa, já que o Campo Grande é próximo ao Porto, e poderão conhecer o Furdunço, que se tornou um grande diferencial da folia em Salvador”.