Cursos de capacitação gratuitos serão oferecidos a 1.400 estudantes da EJA II

Inscrições para o processo seletivo estão abertas nas escolas

  • Foto do(a) author(a) Eduardo Dias
  • Eduardo Dias

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 17:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Valter Pontes/Secom

Entre os meses de setembro e dezembro deste ano, cerca de 1.400 alunos, com idades entre 15 e 18 anos, participarão de cursos de iniciação profissional oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA) nas próprias unidades escolares. Os estudantes selecionados são de 47 turmas de 24 escolas da rede municipal de ensino, matriculados prioritariamente no período diurno da Educação de Jovens e Adultos II (EJA II),

A ação é fruto de uma parceria entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e o Senac, e terá um investimento de R$ 1,2 milhão, usado para custear os materiais didáticos necessários para participação no curso, além da merenda escolar dos estudantes.

O prefeito ACM Neto, ao lado do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos de Souza Andrade, assinou nesta quinta-feira (29) um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e o Senac. As aulas ocorrerão de 9 de setembro a 20 de dezembro.

Os cursos ofertados contam com uma carga horária total de 160 horas, sendo 12 delas semanais, distribuídas em quatro horas no turno regular e oito no turno oposto ao que o aluno estuda. As áreas serão: Operador de Supermercado; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Promotor de Vendas; Recepcionista e Assistente de Logística e, no próximo ano, Almoxarife.

O prefeito destacou a importância do projeto para o crescimento profissional dos jovens estudantes. Segundo Neto, a prefeitura entende que um certificado de formação profissional na vida de um jovem estudante faz a diferença na hora de buscar o primeiro emprego. Foto: Valter Pontes/Secom “É um projeto muito especial que a gente leva para os nossos estudantes da EJA. A ideia é de que nossos alunos possam acelerar as suas vidas ao passo em que vão regularizando o seu aprendizado, o que consideramos muito importante. Uma oportunidade para que eles já tenham uma iniciação profissional e que já possam ter um convívio com o mercado de trabalho. Vamos certificar esses jovens e permitir que possam lutar pelo seu espaço com mais conhecimento e com mais experiência”, afirmou.

O titular da Smed, Bruno Barral, garantiu que o intuito da parceria é aumentar a permanência dos estudantes na sala de aula, fazendo com que tenham quatro horas semanais de cursos de profissionalização inicial dentro da própria unidade escolar, integrados ao turno normal, onde terão aulas da grade normal de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, além do curso escolhido. No turno oposto, terão uma complementação de mais oito horas.   

“Com a oportunidade que está sendo dada, se eles quiserem, poderão alcançar caminhos maiores. É o que fazemos hoje, estamos gerando uma educação com altas expectativas para os nossos jovens. Estamos preocupados em colocar essas crianças no Ensino Médio com uma qualificação a mais, com uma iniciação profissional, já pensando no engajamento no mercado de trabalho e fazer com que entendam a importância da escola naquele momento”, pontuou o secretário.

Como participar Os alunos interessados em participar deverão realizar as inscrições para o processo seletivo, que já estão abertas nas escolas que dispõe da EJA II. Durante o curso, só receberá o certificado de conclusão o aluno que tiver, no mínimo, 75% de frequência.

O Senac entrará com os profissionais que irão ministrar os cursos, enquanto a prefeitura oferecerá o espaço nas escolas, para que não haja necessidade de deslocamento dos alunos para outros locais.

No próximo ano, mais 702 alunos de outras 25 turmas de 5 escolas da rede municipal também participarão dos cursos, com a possibilidade de haver uma ampliação para 1.712 estudantes.

Com orientação da chefe de reportage Perla Ribeiro