De mordomo a detetive particular: carro conectado amplia o conforto e a segurança

bahia
21.08.2021, 06:10:00
Vários veículos à venda no no Brasil aceitam comandos via aplicativos de smartphone. É possível dar a partida no motor e conferir o consumo, por exemplo (Foto: Divulgação)

De mordomo a detetive particular: carro conectado amplia o conforto e a segurança

Via app, é possível ligar o ar-condicionado e saber em tempo real onde o veículo está. Veja quais carros contam com esse sistema

Você vai viajar no dia seguinte e não sabe qual a autonomia do tanque? Ou ainda qual a pressão dos pneus? Isso pode ser resolvido se seu carro for conectado. Assim, por meio de um aplicativo você poderá checar diversas funções e até ligar o veículo remotamente, pelo smartphone.

Não estou falando apenas de automóveis exclusivos e mais caros. Você pode climatizar à distância a cabine de carros de passeio como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e picapes como Fiat Toro e Ford Ranger. Todos esses modelos já contam com tecnologias que possibilitam comandos remotos.

Várias funções são comuns em diversas marcas e, além de facilitar a rotina com o veículo, aumenta a segurança. Como há um chip de dados instalado no carro, ele pode ser rastreado. Isso reduz o preço do seguro e também ajuda na gestão de uma frota, além de tranquilizar os pais que querem saber onde o filho está, por exemplo.

Uma das telas do aplicativo MyChevrolet do Trailblazer
Uma das telas do aplicativo MyChevrolet do Trailblazer
O FordPass habilitado para a Ranger Storm
O FordPass habilitado para a Ranger Storm
A tela inicial do aplicativo do Jeep Compass S
A tela inicial do aplicativo do Jeep Compass S
É possível abaixar as janelas do Hyundai H20
É possível abaixar as janelas do Hyundai H20
Dá para checar pelo celular vários detalhes do Volvo XC60
Dá para checar pelo celular vários detalhes do Volvo XC60

Alguns ainda mostram qual foi a velocidade máxima que o veículo alcançou, quantos quilômetros percorreu em determinado período e fazem uma configuração específica para quando o carro estiver com o manobrista. Assim, o condutor só poderá chegar a uma velocidade máxima pré-estabelecida e percorrer um perímetro determinado previamente.

É claro que é preciso ter internet nos dois pontos, ou seja, no veículo e no smartphone. O grupo Stellantis, responsável por marcas como Fiat e Jeep, e a Ford utilizam em seus modelos dados da Tim. A Hyundai utiliza Vivo, e a General Motors e a Volvo são parceiras da Claro.

Chevrolet
Para ter comandos remotos por meio do aplicativo MyChevrolet no Chevrolet Onix Premier, o usuário tem até até três meses grátis e depois terá que desembolsar R$ 59,90 por mês. O plano mais simples, chamado de Standard, sai sem custo algum durante dez anos e inclui diagnóstico do veículo, alertas do diagnóstico, notificação de manutenção/revisão para a concessionária e condução inteligente.

O sistema de carro conectado está disponível para vários modelos da marca à venda no país, incluindo a picape S10 e os SUVs Tracker e Trailblazer. A marca foi a primeira entre as generalistas a oferecer o sistema.

Ford
O sistema estreou no país há pouco mais de um ano no SUV Territory e hoje está sendo oferecido em todos os veículos, do Bronco Sport ao Mustang. É gratuito por um ano.

Até modelos que não contam com partida por botão, como a Ranger Storm, podem ter o motor acionado remotamente.

Hyundai
Equipamento de série nas versões mais completas da linha HB20 e opcional nas demais versões por R$ 1.400 a mais, o Bluelink tem seis meses gratuitos. A partir daí, se o cliente quiser continuar, pagará uma mensalidade de R$ 29,90. 

A nova geração do Creta, que estreia nas próximas semanas, terá o mesmo sistema.

Jeep/Fiat
No primeiro ano de uso, o cliente pode ativar os serviços conectados e usufruir gratuitamente do pacote de serviços completo, com todos os serviços oferecidos pelo Adventure Intelligence. Após esse prazo, o cliente terá a possibilidade de assinar os serviços, com um pagamento mensal ou anual, de acordo com o pacote de serviços escolhido.

Na Fiat, marca do mesmo grupo da Jeep, a tecnologia estreou na picape Toro e em breve o sistema será oferecida também no Pulse, primeiro SUV compacto da empresa.

Volvo
A empresa sueca foi a pioneira a oferecer o sistema no país. Ele é gratuito por dois anos e, por meio do aplicativo, é possível até mesmo fazer a gestão do carregamento do motor elétrico, programando o horário de início e fim. Para isso, o cabo de energia precisa estar plugado.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas