De olho no TikTok, Instagram testa ferramenta inédita no Brasil

tecnologia
12.11.2019, 23:16:00
Atualizado: 12.11.2019, 23:20:33

De olho no TikTok, Instagram testa ferramenta inédita no Brasil

Novo recurso permite criar pequenos clipes com mais possibilidades de edição

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Instagram lançou no Brasil um novo recurso, o Cenas, que busca desafiar o chinês TikTok, uma das redes sociais de maior crescimento atualmente. O novo recurso é para que os usuários criem vídeos curtos, trazendo várias ferramentas de edição.

Em 2016, em movimento parecido, o Instagram lançou o Stories, que era basicamente uma cópia do Snapchat. Também incorporado dentro da própria rede social, o Stories fez um sucesso que dura até hoje. 

O Cenas está disponível somente no Brasil por enquanto. Ele aparece no Stories ao lado de itens como Boomerang e Ao Vivo. A ideia é que o suuário crie clipes mais elaborados, podendo ser de dança, dublagens, humor... Basicamente como já faz o TikTok.

(Foto: Divulgação)

Os vídeos têm até 15 segunso e é possível usar as músicas disponíveis no Instagram ou áudios de memes da plataforma. O usuário pode ajustar a velocidade do vídeo e juntar trechos diferentes para completar uma cena.

No fim, a cena pode ser publicada para todos os seguidores nos Stories, na lista de melhores amigos ou ser enviada por mensagem direta para pessoas específicas. Se for público, poderá aparecer na aba Explorar.

Se o usuário quiser, a cena pode ficar para sempre no perfil, salva em um destaque, para não sumir em 24 horas - de maneira similar ao que acontece com demais Stories. 

Segundo relatos da imprensa, o Facebook, dono do Instagram, já trabalha em um concorrente do TikTok. No México, a empresa testa um app independente chamado Lasso.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas