Decreto reserva 30% das vagas de estágio público para negros

Temer assinará decreto na quinta-feira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2018 às 14:08

- Atualizado há um ano

Um decreto que reserva 30% das vagas em processos de seleção para estagiários no serviço público para negros será assinado pelo presidente Michel Temer na quinta-feira (28), às 11h30, no Palácio Planalto.

“No trabalho, esse é um avanço de repercussão  muito significativa, pois vai atingir o jovem no seu primeiro emprego, posicionando os negros em condição de igualdade”, diz o Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

Poderão concorrer às vagas reservadas, candidatos negros  que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, diz que o decreto vai proporcionar uma oportunidade inédita para que jovens negros entrem no mercado de trabalho. “Na prática, este jovem deixará de ser apenas sujeito de direitos para ser o protagonista de sua história, no que se refere a enfrentamento ao racismo e exercício da cidadania. Além é claro, do impacto econômico positivo que a entrada desses jovens negros e negras no mercado de trabalho vai causar na economia brasileira”, diz.