DEM prepara candidatura própria a presidente em 2022

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de março de 2019 às 16:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A cúpula do DEM definiu como prioridade para a sucessão de 2022 lançar candidato próprio do partido à Presidência da República. Parte da estratégia passa pela filiação de prefeitos de capitais e grandes cidades, além de governadores e lideranças políticas de expressão nos maiores centros do país. “Um passo nessa direção foi dado na últiam sexta-feira, com a confirmação do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, como novo integrante da legenda. No momento, há outras negociações em estágio avançado que devem ser fechadas a curto e médio prazos. O objetivo é justamente ganhar musculatura para disputar a Presidência. Essa é uma decisão já tomada”, confidenciou um cacique da sigla. A próxima etapa, adiantou, será construir um nome competitivo.Velhos amigos Eleito pelo PMN em 2016, Rafael Greca tem ligações antigas com os democratas. Em 1997, último ano de  seu primeiro mandato como prefeito de Curitiba, ele trocou o PDT pelo extinto PFL, partido que deu origem ao DEM.

Puxada de rede Indagado pela Satélite sobre os planos do DEM para a corrida pelo Palácio do Planalto, o prefeito de Salvador e presidente nacional do partido, ACM Neto, disse apenas que “ainda é  cedo para especular sobre 2022”. Contudo, confirmou que trabalha intensamente para fortalecer a legenda. “Vou atrás de mais gente”, emendou, em referência ao processo de atração de políticos com mandato no Poder Executivo. Neto foi o principal responsável pelo retorno de Rafael Greca  ao grupo do qual fez parte, anunciado xexta-feira passada, durante sua passagem pelo Smart City, evento de cidades inteligentes realizado este ano em Curitiba.

Fumaça e fogo Deputados baianos com trânsito livre no Planalto alertaram o núcleo-duro do governo Jair Bolsonaro sobre os riscos de ocorrer uma rebelião numerosa no Congresso contra o presidente. Os sinais de revolta em bancadas fortes no centro e na oposição surgiram no rastro da decisão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de deixar exclusivamente para Bolsonaro a tarefa de costurar votos para a Nova Previdência. Avisaram que a governabilidade ruirá se não cessarem os ataques a Maia, capinateados nas redes por postagens do filho do presidente, Carlos Bolsonaro.

Calderão! O apresentador Luciano Huck será a estrela do 3º Encontro de Desenvolvimento de Lideranças de Alta Performance, que será realizado nesta terça-feira (26), em Salvador, como parte do Programa de Valorização do Servidor Municipal. Na galeria de personalidades que palestraram nas primeiras edições do evento, estão o técnico de vôlei Bernardinho, duas vezes campeão olímpico com a seleção masculina, o administrador Max Gehringer, autor de livros sobre gestão que se tornaram best-sellers, e o ex-oficial do Bope Paulo Storani.

Reta final O ministro do Supremo Edson Fachin está perto de decidir o destino do ex-ministro Geddel Vieira Lima na ação penal sobre o bunker de R$ 51 milhões descoberto pela Lava Jato em um apartamento de Salvador.A atividade da Guarda Civil Municipal  deve ser vista como um exercício policial. Encaminharei emenda à reforma da Previdência para que seja considerada a aposentadoria especial a esses agentes João Roma, deputado federal do PRB da Bahia, ao defender o direito da categoria às mesmas regras aplicadas aos policiais