Destaque do Palmeiras foi trocado pelo Vitória por Cleiton Xavier

Aos 18 anos, Yan foi cedido como pagamento pelo meia, então com 33

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: SE Palmeiras e Arquivo CORREIO

Não é só em relação à comissão técnica que o Leão terá de enfrentar suas crias na final do Campeonato Brasileiro Sub-20. O duelo de ida da final, contra o Palmeiras, será nesta quinta-feira (18), às 21h30, no Barradão.

Destaque do Palmeiras em campo, o atacante Yan é baiano de Salvador e foi formado e revelado pelo Vitória. Porém, foi cedido ao alviverde no início do ano passado na negociação que levou Cleiton Xavier ao Leão.

Para contratar o experiente meia do Palmeiras, o Vitória ofereceu Yan, então com 18 anos, como parte do pagamento. Cleiton tinha 33. O Verdão pegou o garoto por empréstimo de um ano e acertou uma opção de compra por R$ 1 milhão, o que acabou exercendo no início deste ano.

Já em 2018, a pedido do Vitória, o alviverde pagou parte do R$ 1 milhão custeando os salários do lateral-direito Lucas, que veio por empréstimo à Toca do Leão. Curiosamente, Cleiton Xavier rescindiu contrato com o rubro-negro em julho. Lucas não rendeu e está no banco de reservas.

Hoje aos 20 anos, Yan tem sete gols no Brasileiro Sub-20 e é vice-artilheiro da equipe na competição. Ainda não jogou no profissional do Palmeiras, apesar de ter ido duas vezes para o banco de reservas na Série A.

Pelo Vitória, ele chegou a disputar cinco partidas pelo profissional. A primeira delas pela Série B de 2015, quando entrou na etapa final da derrota por 3x2 para o Náutico, pela 33ª rodada. Também esteve no 3x0 sobre a Luverdense, que garantiu o acesso.

Ainda foi titular no último jogo daquela Série B, quando o Vitória perdeu por 3x1 para o Santa Cruz. Em 2016, entrou em campo numa partida do Baianão e até na Série A, quando o Leão venceu o Sport por 3x2.

Yan é da mesma geração de Eron, destaque do Vitória no Brasileirão Sub-20 com quatro gols, e de Luan, atacante promessa que já foi incorporado ao profissional do clube.