Dia continua chuvoso em Salvador; sol volta no fim de semana

Este mês choveu 75,4 mm; valor corresponde a 20% do esperado para este período do ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2017 às 10:47

- Atualizado há um ano

Dia continua chuvoso em Salvador; sol volta no fim de semana Foto: Evandro Veiga/arquivo CORREIO)O tempo deve continuar fechado na capital baiana durante toda esta sexta-feira (5). Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia em Salvador (Inmet), o sol só deve aparecer neste sábado (6), mas há possibilidade de pancadas de chuvas em pontos isolados de Salvador e Região Metropolitana.

Neste mês, o instituto registrou 75,4 milímetros (mm). O valor corresponde a 20% do esperado para este período do ano. Nos primeiros meses de 2017, choveu abaixo do esperado. Os meses com menor incidência de chuva foram janeiro (23,5 mm), e abril (152 mm). As médias para esses meses são de 138 mm e 310 mm, respectivamente. A quantidade é baseada nos índices de precipitação dos últimos 30 anos.

De acordo com os dados pluviométricos do instituto, neste ano, março é o mês com maior quantidade de chuvas: choveu 181 mm na capital. O valor fica acima da média para esse período (151,6 mm). De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, uma zona de convergência de umidade concentrada no oceano é a responsável pelas chuvas desta sexta-feira (5). "Convergência de umidade são nuvens que se formam no oceano e que trazem as chuvas para a costa. Isso acontece com frequência neste período chuvoso, que corresponde aos meses de abril, maio e junho, quando registramos os maiores volumes pluviométricos comparados aos outros meses do ano", explica.As chuvas devem permanecer ao longo de toda faixa litorânea, Região Metropolitana e Recôncavo baiano. Nas demais cidades do interior, o tempo deve continuar aberto. Hoje, as temperaturas devem variar entre 22°C e 28°C.

TrânsitoO mau tempo tem causado pontos de alagamento e lentidão no fluxo de carros em algumas partes da cidade. O trânsito na Avenida Paralela está lento no sentido Centro. Na Avenida ACM, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou intensidade nos dois sentidos das imediações do Detran, mas o tráfego permanece livre no trecho que dá acesso à Rodoviária. O trânsito também está congestionado na Rua Oswaldo Cruz , no Rio Vermelho. Já um acidente envolvendo um motociclista, na Av. Dom João VI, em Brotas, causou lentidão na área nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (5). 

Operação ChuvaPor conta das chuvas, até as 8h30, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu seis solicitações. Foram registrados pelo órgão dois alagamentos de imóvel, uma ameaça de deslizamento de terra, um deslizamento de terra e duas infiltrações. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199​.