Dia do Meio Ambiente: CORREIO lança projeto que divulga iniciativas sustentáveis

Conteúdos diversos trazem ideias e ações que tornam a vida melhor

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 5 de junho de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Ao contrário do que comumente se pensa, sustentabilidade não é o cuidado voltado apenas para o meio ambiente. Na verdade, ser sustentável é algo necessário para a sobrevivência de qualquer atividade humana no planeta e a pandemia da covid-19, por exemplo, vem mostrando isso.

Não comprar além do que se precisa, consumir de forma consciente, compreender que o que atinge a um também afeta os outros, reaproveitar o possível, valorizar os produtores locais, não descartar plástico em ambientes marinhos, não poluir rios, lagos e lagoas são algumas das medidas que podem e devem ser incorporadas ao cotidiano de cada um.

Foi justamente para mostrar como a sustentabilidade é algo próximo e possível, que o CORREIO lança nesta sexta-feira (5), o projeto Mundo Sustentável, com conteúdos diversos sobre iniciativas que tornam a vida melhor. Diariamente e até o final do mês, o leitor poderá acompanhar nas redes sociais, no site, jornal impresso e na plataforma bit.ly/mundosustentavelcorreio, as informações sobre como se pode melhorar as ações do dia a dia para que todos possam ter mais qualidade de vida.

O Mundo Sustentável tem o patrocínio do Hapvida, Sotero Ambiental e Bracell, a parceria do Sebrae e o apoio da Claro e Yamana Gold.

Reaproveitamento Como toda grande cidade, Salvador possui diversos pontos irregulares de descarte de lixo. Nesses locais, os vizinhos geralmente sofrem com a presença de insetos e roedores. No ano passado, a Sotero Ambiental conseguiu mudar cerca de 80 pontos em Salvador, transformando esses locais em jardins para as comunidades locais, conseguindo reinserir 600 plantas nativas e ornamentais. Para conseguir mudar esses ambientes, a empresa lançou mão do reaproveitamento do material encontrado no lixo, mostrando como esse princípio é importante para o tratamento dos resíduos sólidos como algo simples é capaz de mudar significativamente a vida das comunidades. A Sotero Ambiental conseguiu mudar cerca de 80 pontos em Salvador De acordo com o diretor da Sotero Ambiental, nesse projeto, a opção foi trabalhar com materiais reutilizados que ganharam novas funções. “Reduzimos assim a necessidade de compra e, consequentemente, de fabricação. O resultado vem em forma de benefícios ambientais, já que economizamos água e energia que seriam necessários para produzir um novo produto, ao mesmo tempo em que reduzimos a emissão de gases do efeito estufa”, completa.

Práticas sustentáveis Líder mundial em celulose solúvel, a Bracell, que tem sede administrativa em Cingapura, possui unidades florestais e industriais na Bahia - com plantios de eucalipto em 31 municípios do litoral norte e agreste do estado e fábrica no Polo de Camaçari. De acordo com o gerente sênior florestal, Bruno Felix, a empresa faz um planejamento estratégico sempre valorizando o meio ambiente e as comunidades localizadas no entorno do negócio, sendo este um pilar decisivo para o sucesso do trabalho. RPPN Lontra, que fica entre os municípios de Entre Rios e Itanagra (Foto: Gleison Rezende) Uma das iniciativas é a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), unidades de conservação de domínio privado que possibilitam a preservação da biodiversidade.  As áreas de preservação ambiental da Bracell na Bahia abrigam, pelo menos, 1.228 nascentes de rios. É praticamente uma nascente para cada 50 hectares de matas nativas. “Isso comprova o elevado grau de preservação destas áreas e contribui para evidenciar que o cultivo de eucalipto não afeta negativamente os cursos d’água, uma vez que as nascentes estão em trechos preservados intercalados com plantios florestais”, destaca o gerente de Meio Ambiente e Fomento Florestal da Bracell, Juliano Dias. Unidade de producao da Yamana Gold em Jacobina (Foto: divulgação) Produtora canadense de metais preciosos, a Yamana Gold, que possui uma mina em Jacobina, no interior da Bahia, também tem como um dos seus princípios institucionais agir de forma sustentável. E isso reflete diretamente em todos os projetos e ações que, dia após dia, transformam realidades, seja da empresa, dos colaboradores ou da comunidade. “Acreditamos que é nosso dever construir legados econômicos, sociais e ambientais, e mitigar nossos impactos em todas as operações. Para que isso ocorra, adotamos uma política de gestão ambiental que segue todos os padrões internacionais”, explica o gerente-geral da JMC, Edvaldo Amaral.

Dentro da política de gestão ambiental destacam-se iniciativas como os controles ambientais que identificam potenciais riscos nas atividades do empreendimento, monitoramento da fauna para a preservação das espécies, uma brigada de emergência altamente qualificada e com equipamentos de ponta para promover a proteção ambiental e segurança nas operações, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que visa promover a reabilitação ambiental e ecológica das áreas interferidas, além da política de gestão de resíduos visando atingir a meta “Resíduo Zero”. “Em outras frentes, por meio do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, promovemos ações junto à comunidade”, revela Amaral. Cerca de 48 mil pessoas foram beneficiadas nas 130 ações realizadas no último ano.

Energia Limpa Enquanto expande os serviços de telefonia, a Claro mantém o programa Energia da Claro, que reforça compromisso da empresa com a inovação e com a sustentabilidade. Na Bahia, são três projetos em andamento de geração distribuída de baixa tensão: dois deles de produção de energia solar e um de cogeração qualificada, com descarte térmico, que abastecem, antes, lojas e sistemas de rede em todo o estado. Somando todas as iniciativas de geração distribuída da Bahia, ao todo serão gerados pela Claro cerca de 8 MWp em energia 100% limpa e renovável, com 18.540 painéis fotovoltaicos e 10 cogeradores. Usina Solar da Claro de Oliveira do Brejinho, na Bahia (Foto: divulgação) Vale lembrar que o programa, lançado em 2017, prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa de telecomunicações no Brasil. Além da Bahia, o Energia da Claro conta com usinas em Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Além dessas, existem instalações em fase final de implantação, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.

Outro exemplo de energia limpa vem do Ceará, onde o HapVida promove, há mais de três anos, o sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, uma iniciativa inédita no Brasil e que, em Fortaleza, propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. A iniciativa contribui para a mobilidade urbana e para o meio ambiente, pois não polui o ar. O sistema foi relançado, em dezembro de 2019, na estação da Praça Luíza Távora, no bairro Aldeota. Um dos carros do VAMO (Foto: divulgação) Os veículos são da marca Zoe Renaults e têm capacidade para cinco ocupantes. Eles possuem freio ABS, direção elétrica, airbags frontais e de coluna, autonomia de 300km proporcionando um maior desempenho, melhor dirigibilidade e mais conforto. O VAMO foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Hapvida Saúde (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção).

Desenvolvimento sustentável Para a gerente comercial do Correio, Luciana Gomes, o conceito de sustentabilidade está diretamente ligado à nossa forma de compreender e conviver com o mundo. “Estamos tão ocupados com as tarefas do dia-a-dia que perdemos a capacidade de perceber as conexões entre as coisas e, geralmente, temas tão importantes ficam de lado”, ressalta.

Para ela, o objetivo do projeto Mundo Sustentável é, justamente, usar o alcance do CORREIO em suas diversas plataformas para informar os leitores e sensibilizar para uma vida mais consciente, sustentável e atuante. “Quando apresentamos iniciativas sustentáveis das mais diversas, de pessoas à empresas e poder público, mostramos que é possível cuidar do nosso planeta inclusive com pequenas atitudes. Nunca é tarde para mudar”, completa.

A proposta da sustentabilidade tem sido incentivada, inclusive, pelo Sebrae Bahia, que tem estimulado a disseminação do conceito em suas unidades e empresas que buscam apoio. De acordo com a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade, Márcia Suede, a perspectiva é ampliar a visão do empresário para além das paredes da empresa, fazendo-o entender que a atuação do negócio deve ser economicamente viável ao longo do tempo; ambientalmente correta, gerando o mínimo de impactos ao meio ambiente; e socialmente justa, permitindo que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades. Projeto Colabore (Foto: Max Haack/Secom-PMS) Para tanto, foi desenvolvido o Sebraelab está dento do Espaço Colabore que é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria da Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), e gestão compartilhada com o Sebrae. “No período de um ano, mais de 10 mil pessoas passaram pelo local, entre visitantes e participantes dos 126 eventos realizados pelas instituições gestoras, Sebrae e parceiros”, diz. Dentre os eventos de destaque neste primeiro ano, estão o Startup Day, a Semana do MEI e Semana Sebrae, Semana Design Salvador, Beba Local Bahia (evento de promoção das cervejarias locais que reuniu mais de 1.200 participantes), Hackathon Construtec, Startup Weekend Black e All Saints Day.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.