Dia dos Comerciários não é 'feriado' em Lauro de Freitas; comércio pode funcionar

Falta de acordo não garantiu que comerciários tenham folga no seu dia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 21:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

A cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, não terá 'feriado' no Dia dos Comerciários neste ano. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) emitiu um comunicado ressaltando que a data, que é comemorada no dia 22, próxima segunda-feira, não representará folga à categoria no município, este ano, por conta da não assinatura da Convenção Coletiva com os patrões.“A Federação informa que o comércio das empresas consideradas inorganizadas em sindicatos, ou seja, as que não se enquadram nos sindicatos existentes, poderão funcionar normalmente, sem qualquer prejuízo ou penalidade”, explica o comunicado.Para ser considerado feriado, um acordo entre sindicato dos trabalhadores e sindicato patronal deve ser assinado em Convenção Coletiva. Assim como os comerciários de Salvador, os de Lauro de Freitas não assinaram o documento. Em Salvador, no entanto, um acordo temporário garantiu a não abertura do comércio nesta segunda (22). Em Lauro não é 'feriado' no comércio.

[[publicidade]]

Salvador Em Salvador, os shoppings centers e lojas de rua chegaram a não abrir no Dia das Crianças e no último domingo (14) por conta da falta de acordo entre as categorias.

Uma decisão da Justiça trabalhista, conseguida pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Salvador, determinou que o comércio não deveria abrir aos domingos e feriados até que a convenção coletiva seja assinada.

Um acordo temporário firmado nessa quinta-feira (18) suspendeu o imbróglio durante um mês. Uma nova audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT5) será realizada entre as categorias no próximo dia 30.