Disparou: entenda por que o combustível está tão caro e até onde isso pode chegar

Podcast fala sobre as causas e consequências do aumento no preço do combustível em todo o país

Publicado em 14 de março de 2022 às 10:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O litro da gasolina chegou a R$8 em diversas cidades do estado e já se tornou motivo de muita dor de cabeça para a população. Mas o que levou o combustível chegar a um valor tão exorbitante?Quem parou para abastecer o carro nos postos de gasolina na Bahia nas últimas semanas encarou uma situação nunca antes vista. Se 2022 deveria ser o ano recuperação e reestruturação, cenários como esse não colaboram para quem precisa dar a volta por cima depois de dois intensos anos de pandemia.

Essa é uma das principais perguntas que você pode estar se fazendo neste momento. E a grande verdade é que não há uma única resposta. Para além do rastro negativo que a pandemia deixou na economia de todo o mundo, conflitos armados - como a invasão da Ucrânia pela Rússia - e políticas governamentais são responsáveis para aumentar tanto o preço dos derivados de petróleo.

O 40º episódio do O Que a Bahia Quer Saber convida especialistas em economia e combustíveis para explicar ao ouvinte de que forma é estabelecido o valor do barril de petróleo, que atualmente passa dos 100 dólares, coisa que não acontecia desde 2014. O economista e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Cleiton Silva, e o secretário executivo do Sindicombustíveis, Marcelo Travassos, são os convidados do programa.

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Você vai entender quais os impactos da política de Preço de Paridade de Importação (PPI), que é aplicada pelo governo federal, e porquê o Brasil não consegue ter um preço mais barato dos derivados de petróleo mesmo tendo uma ampla reserva do commodity. Além disso, vamos falar sobre a Refinaria Mataripe, que fica em São Francisco do Conde, e como ela tem tornado a vida de quem trabalha e mora na Bahia ainda mais difícil nesse momento. Após a privatização da estrutura, os repasses para a população, que aumentam ainda mais o preço dos combustíveis, tem sido mais constante. Por isso, o podcast também recebe a repórter do Correio Thaís Borges, que publicou uma matéria especial chamada ‘Uma Guerra Para Encher o Tanque', que foi a capa da edição de fim de semana do Correio. Na sua participação, ela fala sobre a realidade de quem trabalha com o carro diariamente e como esse cenário é péssimo para os donos de transportadores e postos de combustível. Entre essas pessoas que sofrem com a gasolina lá no alto é Isabel Menezes, que trabalha fazendo transporte escolar. Ela participa do programa e revela o quanto ela está gastando a mais em gasolina desde que os preços aumentaram. O episódio tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.