Diversidade de atrações realça potencial do turismo baiano

agenda bahia
01.12.2010, 09:47:00
Atualizado: 09.08.2017, 13:10:30

Diversidade de atrações realça potencial do turismo baiano

Cenário de romances, novelas e minisséries, o interior do estado desponta como opção para interessados em aventura

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Cenário de romances de Jorge Amado, novelas e minisséries, o interior da Bahia desponta como opção para turistas interessados em aventuras, caminhadas por trilhas históricas e pelo patrimônio histórico e cultural.

Formada por paredões, desfiladeiros, grutas e cavernas, a Chapada Diamantina é uma das regiões mais procuradas no estado. “Desde que cheguei ao Brasil, há dois anos e meio, fui cinco vezes para a Chapada e sempre me impressiono com as suas belezas naturais”, disse a alemã Annette Stork, 34 anos.


O visual de Morro de São Paulo atrai turistas do mundo inteiro em qualquer época

Outra região muito procurada pelos turistas europeus passou por uma grande transformação nos últimos anos. Depois que a vassoura-de-bruxa dizimou centenas de fazendas de cacau e desempregou cerca de 250 mil pessoas, os fazendeiros do Sul da Bahia estão investindo na preservação de suas fazendas para atrair novos investimentos. “Muitas pessoas querem saber como funciona a cadeia produtiva do cacau ou simplesmente estão mais interessadas em passar uma noite dentro de uma casa construída há quase um século”, revelou o fazendeiro Rômulo Santana, 47 anos, de Itabuna.

Paraíso
A Costa do Descobrimento, que atingiu o seu auge em 2000, quando o Brasil comemorou os 500 anos da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, é o segundo maior polo turístico do estado.

Com uma grande rede hoteleira, Porto Seguro tem investido muito em infraestrutura. “No mundo todo, os turistas querem conforto. Quem chega a Porto Seguro quer encontrar serviços de qualidade, bons hotéis e restaurantes, além das atrações turísticas”, disse o empresário José Alves, 40 anos.

Para quem gosta de festa e muito agito, Morro de São Paulo é o destino certo. Cercada por belezas naturais e com sol praticamente o ano todo, a ilha é reduto de turistas estrangeiros.

“Conheço muitos locais do mundo e posso afirmar, sem medo de errar, que Morro de São Paulo está entre os mais bonitos”, afirmou o economista espanhol Pablo Gutierrez, 35 anos, que veio a Salvador para participar de um seminário e resolveu passar um final de semana na ilha.

Setor debate Copa e Jogos Olímpicos em evento no Congresso
As comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado promovem hoje o 12º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), que abordará os impactos, na indústria do setor, da realização no Brasil da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Participam do encontro, no auditório Nereu Ramos, na Câmara, os ministros do Turismo, Luiz Barreto, e do Esporte, Orlando Silva, e dirigentes de entidades do setor de turismo como o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Carlos Amorim Ferreira, o vice-presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada, e o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Jadir da Silva.


Agenda Bahia

Se você se interessa por turismo e quer passar do último encontro do Agenda Bahia - Olhando 10 anos à frente, garanta sua presença no evento e faça sua inscrição através do e-mail redacao@correio24horas.com.br, enviando nome e telefone de contato em mensagem intitulada "Inscrição no Agenda Bahia".

*Especial para o CORREIO

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/influenciadora-baiana-sthe-matos-volta-a-alfinetar-ex-abner-te-espero-no-tribunal/
Uma semana após polêmica com bebê, ex-casal continua brigando na web
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nadal-grava-video-para-grupo-que-esta-confinado-em-sua-academia/
Tenista abriu o espaço para a quarentena de jovens alunos, jogadores e funcionários
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carro-pega-fogo-perto-do-antigo-centro-de-convencoes-veja-video/
Corpo de Bombeiros esteve no local e incidente não deixou feridos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/danca-com-caixao-em-funeral-viraliza-na-web-veja-meme-feito-em-gana/
Brincadeira circula nas redes sociais e ajuda a aliviar tensão da quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais