Dois novos tremores são registrados em povoado de Amargosa

Tremor foi sentido pela população e registrado pelo Laboratório Sismológico da UFRN

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2020 às 18:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Prefeitura de Amargosa

Dois novos tremores de terra foram registrados na localidade do Corta Mão, no município de Amargosa, no Recôncavo, na madrugada desta terça-feira (3). Os eventos aconteceram após a meia noite e foram identificados pela rede de sensores operada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

De acordo com informações do laboratório, os tremores ocorreram à 0h41 e 0h50. A magnitude do segundo tremor foi calculada em 1.9 e foi sentido pela população do distrito. Moradora da localidade, a professora Duceni Santos Ferreira, 36 anos, contou que o primeiro evento teve um estrondo muito alto e o segundo foi um tremor acompanhado de estrondo. 

"A casa tremeu toda, o telhado ficou parecendo que ia cair por cima da gente. Estamos sem saber o que podemos fazer porque falam que a gente tem que sair de casa com segurança, protegido. Mas se a gente sai de casa, a gente vai para onde? As ruas aqui são estreitas e com muita fiação, os postes são um perto do outro. A gente vai correr para onde? É complicado demais e cada dia que passa a gente vai ficando mais assustado, a gente não dorme mais, estamos vivendo um desespero", relatou. Uma das casas afetadas pelo último tremor no Corta Mão (Foto: Divulgação/UFRN) O último terremoto no local ocorreu entre os dias 27 e 28 de outubro. Desde a instalação dos medidores de intensidade, nenhum evento de magnitude superior a 1.5 ocorria na região.

Equipamentos de medição de tremores foram instalados na área em setembro depois que um terremoto de magnitude 4,6 atingiu a localidade no dia 30 de agosto, deixando casas destruídas. O tremor foi o maior evento sismográfico já registrado na Bahia. As ocorrências fizeram os municípios de São Miguel das Matas e Amargosa decretarem situação de emergência. 

Diante da intensa atividade sísmica que vem ocorrendo na região, a UFRN em parceria com a Defesa Civil da Bahia (Sudec) realizou no dia 22 de outubro uma palestra para explicar sobre estes eventos para as comunidades do Corta Mão e do município de São Miguel das Matas. Segundo o laboratório, a palestra teve como objetivo orientar, tranquilizar e informar a população das localidades mais afetadas pelos tremores de terra recentes. (Imagem: Reprodução/UFRN)