Dupla Ba-Vi escreve hoje o último capítulo do clássico em 2018

Bahia levou a melhor nos quatro encontros anteriores; Vitória só terá torcida a favor no Barradão, aniversariante do dia

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 11 de novembro de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/ EC Vitória

Bahia e Vitória escreverão neste domingo (11) o quinto e último capítulo do maior clássico do Norte-Nordeste em 2018. Não faltaram gols, emoção, suor e também uma dose desnecessária de violência na história dos quatro confrontos disputados nesta temporada, mas ainda há muita tinta para o encontro das 16h, no Barradão.

O clássico "comemora" o aniversário do santuário rubro-negro, que completa 32 anos neste domingo. Em jogo de torcida única, apenas apaixonados pelo Vitória foram convidados para o duelo que pode tirar a corda do pescoço do Leão. Com 34 pontos, o time comandado por João Burse iniciou a 33ª rodada na zona de rebaixamento, em 17º lugar.

Para deixar o grupo dos quatro piores times do Brasileirão, é preciso vencer o Ba-Vi e torcer por tropeço de Ceará ou Sport, que somam 37 e 36 pontos, respectivamente. Com chance mínima de rebaixamento, o Bahia vive situação mais confortável no campeonato. Com 40 pontos, o time treinado por Enderson Moreira abriu a rodada como 11º colocado.  

Para vencer o último clássico do ano, o Vitória precisará apresentar mais futebol do que nos quatro anteriores. Neste ano, o Bahia levou a melhor em todos os duelos. O primeiro, disputado no dia 18 de fevereiro e válido pela fase classificatória do Campeonato Baiano, terminou antes do tempo regulamentar, quando estava empatado por 1x1. Marcado por socos e ofensas, o Ba-Vi teve nove jogadores expulsos. Ao ficar com apenas seis atletas em campo, o Vitória provocou o fim da partida e o Bahia venceu por WO. 

Tricolores e rubro-negros voltaram a se enfrentar nas finais do estadual e, após vencer por 2x1 na Fonte Nova e por 1x0 no Barradão, o Bahia ergueu a taça dentro da casa do rival. No primeiro turno do Brasileirão, festa da torcida azul, vermelha e branca outra vez. Na Fonte Nova, o Esquadrão mostrou sua força e goleou o Leão por 4x1, no dia 22 de julho, em jogo válido pela 14ª rodada. Aquele triunfo, o primeiro de Enderson com o time na Série A, tirou o Bahia do Z4, exatamente o que o Vitória e João Burse almejam fazer agora.

Edigar Junio, Luan, Neílton, Elton, Zé Rafael, Lucas, Tiago, Gilberto e Vinícius (três vezes) foram responsáveis pelos 11 gols marcados nos clássicos deste ano, sendo que o de Neilton e um de Vinícius acabaram oficialmente anulados por causa do W.O. Ainda há espaço de sobra para anotar o nome de outros artilheiros. A rede está a postos e o último clássico do ano agradece.

Prováveis escalaçõesVitória: Ronaldo, Jeferson, Ramon, Lucas Ribeiro e Benítez; Willian Farias, Arouca e Léo Gomes; Lucas Fernandes, Léo Ceará e Erick (Yago). Técnico: João Burse.

Bahia: Douglas, Nino, Jackson, Lucas Fonseca e Léo; Nilton e Gregore; Élber, Ramires e Zé Rafael; Edigar Junio. Técnico: Enderson Moreira.