É tempo de reformar a casa para as festas juninas

Por Geraldo Cordeiro

  • Foto do(a) author(a) Acomac
  • Acomac

Publicado em 21 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Este é o período das festas juninas, comemorado intensamente na região Nordeste, é quando ocorre, durante o ano, o maior fluxo de pessoas das capitais para o interior. Na Bahia, além dos arraiás, os grandes shows também se tornaram uma marca registrada, e todos têm um forte apelo de diversão e animação, com bandas de forró, fogos de artifício e atrativos diversos, incluindo a culinária típica da época. São eventos que bem representam o espírito festivo e hospitaleiro do baiano, que gosta de receber os visitantes, bem como a ocasião ideal para renovar as residências, hotéis, pousadas, restaurantes e locais para as festas.

Para os moradores, é um bom motivo para repaginar suas casas e fazer as reformas desejadas. E as pessoas que alugam seus imóveis aos diversos grupos de turistas que desembarcam nas cidades, é de extrema importância que reformas sejam feitas para que os equipamentos funcionem corretamente e os hóspedes se sintam confortáveis e motivados a retornarem nos anos seguintes.  E para que fidelização e satisfação aconteçam, alguns serviços como pintura, correção de vazamentos e infiltrações na parte hidráulica, manchas na parede, troca do telhado, mudança de piso e outros podem ser feitos. Não somente pela estética e apresentação do imóvel, mas também pela funcionalidade de seus equipamentos.

Outro exemplo é a substituição das lâmpadas pelas de LED, que diminui o custo com energia, uma questão que se tornou permanente e um consenso: o uso de produtos que reduzem o consumo de energia e água. A sustentabilidade é um imperativo na sociedade atual, e envolve outros segmentos. No meio do ano a temperatura cai em muitas regiões interioranas. Por isso recomenda-se revisar resistência, fiação e disjuntores dos chuveiros para garantir seu bom funcionamento. Há modelos com diversas temperaturas, ao gosto do usuário.

Podemos confirmar, por alguns dos exemplos, que é sempre necessário estar atento aos consertos e reparos que todos os imóveis precisam. Essas reformas resultam em valorização da unidade, assim como no bem-estar, segurança e qualidade de vida de quem os habita ou se estabelece ali temporariamente.

O interior da Bahia possui um comércio forte, especialmente o setor de material de construção. Há grandes empresas em várias cidades que oferecem serviços e produtos de diversas indústrias. Ficou no passado o tempo em que o cliente do interior tinha de procurar os grandes centros para suas compras. Também nas cidades de menor porte o comércio se desenvolve e se diversifica. Atualmente os três segmentos: varejo, atacado e distribuidoras estão presentes em muitas cidades, que têm condições de atender plenamente o público.

Os comerciantes, por seu lado, precisam estar atentos para suprir as demandas dos clientes e explorar a criatividade para a realização de campanhas e outras ações que mostrem a importância de se manter as residências com as reformas sempre atualizadas. Isso favorece a economia e todos saem ganhando, inclusive profissionais que atuam no setor como pedreiros, pintores, instaladores, eletricistas, serralheiros, marceneiros e outros, movimentando uma cadeia de produção, distribuição, consumo, instalação e utilização, com benefícios amplos, possibilitando emprego, trabalho e renda.

As festas juninas são, portanto, são momentos ansiosamente desejados por baianos e visitantes, para descontração, alegria e reencontros, no ritmo do forró, e ao mesmo tempo para deixar a casa bonita.

*É presidente da Acomac-Ba