'Ela encarou uma batalha', diz filho de Yoná Magalhães em velório

Atriz de 80 anos morreu vítima de problemas cardíacos em uma casa de saúde no Rio de Janeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 12:22

- Atualizado há um ano

Durante o velório da atriz Yoná Magalhães, de 80 anos, que morreu na Casa de Saúde São José, na manhã de terça-feira (20) no Rio de Janeiro, o único filho da artista falou rapidamente com os jornalistas que estavam no local: profundo amor, apego pela vida, assim como houve uma grande tranquilidade que ocupou aquela sala quando ficou claro para a gente que a alma dela estava querendo ir. Foi um final bastante inspirador", disse Marcos Mendes.Yoná Magalhães como Kátia em “O Grito” (1975-1976)(Foto: Divulgação/TV Globo)Em comunicado divulgado na manhã de terça-feira (20), a Casa de Saúde São José informou que Yoná Magalhães morreu de complicações pós-operatórias. A atriz estava internada no hospital, que fica no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde 18 de setembro.

A cremação do corpo da atriz está prevista para acontecer às 13h30 desta quarta-feira (21) no Memorial do Carmo, no Caju, também no Rio de Janeiro. Marco falou ainda sobre a carreira da mãe.

"Fica não só um legado, os comentários que escutamos mais comumente na rua, mas muito mais que isso. A minha mãe foi a primeira grande estrela desse produto chamado telenovela. Você pode gostar ou não gostar do fenômeno telenovela, mas indubitavelmente ele é o produto nacional brasileiro mais conhecido depois do futebol. A divulgação e a aceitação das novelas ao redor do mundo comprovam isso. E a minha mãe era a primeira estrela. Ela não estava na primeira novela um ano antes da Globo começar a produzir dramaturgia no Brasil, mas quando as novelas se tornaram um grande fenômeno a grande estrela era Yoná Magalhães. Era ela numa novela atrás da outra", lembrou.

O rapaz revelou ainda que a artista de 80 anos se manteve otimista até a morte. "Ela enfrentou uma doença cardíaca grave e fez a opção quando colocou-se para ela a opção de não fazer nada e simplesmente ir embora rápido ou tentar um processo completo, uma cirurgia completa, ela optou pela segunda, por tentar com todas as forças, e assim foi até o final, uma aula de fibra e de vida. Sempre muito otimista", afirmou.Como Virgínia Batista em “Paraíso Tropical” (2007). E como Índia do Brasil em “O Outro” (1987)(Foto: Divulgação/TV Globo)Na internet, vários famosos lamentaram a morte da atriz. "Estou triste, mas vou lembrar sempre dela como uma mulher maravilhosa, linda, talentosa, corajosa e muito querida", falou Arlete Salles. "Isso é muito triste. Fiz minha primeira novela, 'Meu Bem, Meu Mal', com ela. A Yoná foi muito generosa comigo na época e ela sempre foi uma mulher muito discreta. Vai deixar saudade. Ela tem uma importância muito grande na dramaturgia. Deixo aqui minha homenagem", lembrou Fábio Assunção. 

"Uma das maiores atrizes desse país descansou. Fica conosco um carinho enorme e a lembrança do seu trabalho impecável. Muito respeito e admiração por essa pessoa incrível. Vá em paz, Yoná", disse Suzana Pires.

TrajetóriaYoná estreou como atriz em 1954, na rádio e TV Tupi. Ela teve um filho com o produtor Luis Augusto Mendes, Marcos Mendes, e morou temporariamente na Bahia. Em Salvador, ela participou do grupo de teatro A Barca, formado por ex-alunos do Grande Teatro, na TV Itapoã.

Ela também participou dos filmes 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' e 'A Rosa de Deus', do cineasta baiano Glauber Rocha. Yoná Magalhães também foi a primeira mocinha do casting da Rede Globo.

Entre os seus grandes trabalhos na televisão está o seu papel na novela 'Eu Compro Essa Mulher', de 1966, onde fez par romântico com o ator Carlos Alberto.Ao todo, Yoná participou de 50 novelas e seriados, além de atuar nas minisséries "Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados", em 1995, e em "Grande Sertão: Veredas", em 1985.

Ela teve papéis memoráveis nas novelas "Tieta", "Roque Santeiro", "A Próxima Vítima", "Saramandaia", "Senhora do Destino", "Paraíso Tropical" e, recentemente, a novela "Sangue Bom" em 2013.Além de talentosa, Yoná também se tornou conhecida pela sua beleza. O sucesso como a personagem Matilde, dona da boate na novela Roque Santeiro, lhe rendeu um convite para posar nua. Aos 49 anos, ela foi capa da revista masculina Playboy, em fevereiro de 1985.