Eleitorado reduz em cinco dos dez maiores colégios da Bahia

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Cinco dos dez maiores colégios eleitorais da Bahia tiveram redução do número de  votantes este ano em relação a 2014. Dentre eles estão Salvador, Feira de Santana e Vitória da  Conquista, as três cidades com mais eleitores no estado. De acordo com dados do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a capital baiana teve queda de 5% (de 1,9 milhão  para 1,8 milhão), enquanto Feira caiu 0,9% (de 387,7 mil para 384 mil) e Conquista,  1,2% (224,6 mil para 221,8 mil). A diminuição mais expressiva foi registrada em Ilhéus, oitavo maior colégio baiano, onde a quantidade de eleitores saiu de 133,5 mil para 116,7 mil – variação de 12,5. Jequié, o nono maior, teve queda de 1,3%, caindo de 106,6 mil para 105,2 mil votantes. Completando os dez maiores colégios, Lauro de Freitas, Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Teixeira de Freitas tiveram aumento.

Top 20 Já entre 20 cidades com mais eleitores, Alagoinhas e Valença também tiveram queda. Os oito demais municípios registraram aumento. 

Crescimento O aumento mais expressivo no número de eleitores entre os dez maiores colégios baianos foi registrado em Lauro de Freitas, que foi de 112,6 mil em 2014 para 129,1 mil agora (14,6% de variação) e ultrapassou Ilhéus na sétima posição. Camaçari, o quarto, cresceu 8,8% (de 151,9 mil para 151,9 mil) e ultrapassou Itabuna, que teve aumento de 3,6% (de 149 mil para 154,4 mil), mas ocupa a quinta posição. Teixeira de Freitas, décimo, cresceu 7,6% (de 97,4 mil para 104,9 mil). Juazeiro, sexto, saiu de 139,6 mil para 140,4 mil, com aumento de 0,6%. O levantamento foi feito pela Satélite com base nas estatísticas do TSE.

Vitória tucana O deputado federal João Gualberto (PSDB) ganhou uma queda de braço contra o  PRTB na Justiça Eleitoral, que considerou legal a divulgação do jingle do parlamentar  em redes sociais. A legenda pedia condenação do tucano por propaganda antecipada, mas o  Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu que, por não haver pedido expresso de voto,  Gualberto não deveria ser punido. A divulgação do jingle não configura irregularidade, “mesmo que acrescido de comentários que contenham expressões de apoio à pré-campanha”, concluiu o TRE.

Investigação O Ministério Público da Bahia (MP) investiga o Deparamento Estadual de Trânsito  (Detran) por suposta irregularidade na exigência da realização de vistoria de veículos  para a concessão de licenciamento anual. O tema já foi tema de questionamentos  recentes do MP e da Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de  Veículos (ABCV). A apuração é conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça. 

Ritmo mantido O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates (DEM), afirmou que o  ritmo da Casa vai ser mantido, mesmo com as eleições. Ele disse que os próximos dois  meses devem registrar menos sessões, mas as votações serão realizadas. A meta é terminar o ano com 80 sessões ordinárias. Até agora foram 44.

"A Portaria 349/18 invade as competências do Congresso Nacional, pois cria obrigações e limita direitos trabalhistas, o que só pode ser feito por lei. Quem detém a competência para legislar sobre direitos e deveres é o Poder Legislativo", Bebeto Galvão, deputado federal, do PSB, ao apresentar um Projeto de Decreto Legislativo para suspender a Portaria 349/18 do Ministério do Trabalho, editada em maio, que regulamenta pontos da reforma trabalhista

Pílula Retorno ao Congresso - Em ritmo de campanha, os deputados federais da Bahia voltam a Brasília, esta semana, para o retorno dos trabalhos do Congresso. Embora temas polêmicos não devam entrar na pauta, os parlamentares podem votar três pautas reivindicadas pelos caminhoneiros durante a greve de maio passado.