Elenco do Bahia ganha forma para a temporada 2019

Saiba quem fica, quem tem contrato acabando e os que retornam de empréstimo

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 19:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Não é bem como um quebra-cabeça. Talvez, metaforicamente falando, pode ser comparado à arrumação de um guarda-roupa, onde algumas peças já não cabem mais por estarem desgastadas ou por não encaixarem no corpo como antigamente. No hiato entre o fim de uma temporada e o início da outra, esse exercício é comum nos clubes de futebol. E finalizados os compromissos do time em 2018, a diretoria do Bahia está passando exatamente por esse processo.

O estudo do elenco para 2019 é a pauta da vez. São 20 atletas do atual grupo com contrato por pelo menos mais um ano. A princípio, somam-se a eles os volantes Yuri e Juninho, que retornam de empréstimo do CSA e do Ceará, respectivamente. A permanência dos dois, no entanto, ainda não é garantida. 

Há os atletas que o clube tem interesse na permanência, como o zagueiro Ignácio, o volante Luiz Henrique e o centroavante Gilberto. O caso do primeiro é o mais simples de ser resolvido. Ele tem contrato com o Santa Cruz de Sergipe e o Bahia deve adquiri-lo em definitivo. 

Luiz Henrique, que tem contrato com o Náutico até 2021, está emprestado ao tricolor até o final do ano e a negociação é para aumentar o vínculo sem que haja necessidade de aquisição imediata. Gilberto, por sua vez, é jogador livre e o acerto é uma questão de entendimento entre o clube e o atleta quanto a salário e tempo de contrato.   O atacante Rodrigo, conhecido como Pelezinho quando foi contratado para atuar no sub-23, ficará até o final do estadual para ser melhor observado.    Nilton é dúvida; Vinícius de saída O caso de maior interrogação para a diretoria é o de Nilton. O jogador de 31 anos atuou em 21 partidas na temporada, sendo 11 pela Série A. Ganhou mais espaço a partir da chegada de Enderson Moreira. 

O alto salário que recebe atualmente, um dos maiores do elenco, é o grande dificultador para uma renovação. Segundo apurou o CORREIO, o atleta aceitaria uma redução para permanecer, mas é preciso que as partes entrem em um acordo quanto a esse percentual.

Quem dificilmente permanece é o meia Vinícius. Apesar do bom primeiro semestre e até da diretoria ter iniciado conversas por renovação no decorrer do ano, as negociações não avançaram.

O Bahia de 2019

Quem tem contrato:

GOLEIROS Douglas - dezembro de 2020 Anderson - maio de 2019 Fernando - dezembro de 2019

ZAGUEIROS Lucas Fonseca - dezembro 2019 Tiago - dezembro de 2020 Jackson - dezembro de 2019 Everson - dezembro de 2020

LATERAIS Nino - dezembro de 2019 Paulinho - agosto de 2021

VOLANTES Elton - dezembro de 2019 Gregore - dezembro de 2021 Flávio - dezembro de 2020 Willean Lepo - dezembro de 2020

MEIAS Ramires - dezembro de 2022 Marco Antônio - dezembro de 2020

ATACANTES Élber - dezembro de 2020 Edigar Junio - dezembro de 2020 Clayton - agosto de 2019 Júnior Brumado - dezembro de 2020 Fernandinho - dezembro de 2020

Voltam de empréstimo:

VOLANTES Yuri - dezembro de 2019 Juninho - dezembro de 2019

Acabam contrato:

ZAGUEIROS Douglas Grolli - livre Ignácio - empréstimo

LATERAIS Léo - empréstimo Bruno - empréstimo

VOLANTES Nilton - livre Edson - empréstimo Luiz Henrique - empréstimo

MEIAS Allione - empréstimo Vinícius - livre

ATACANTES Gilberto - livre Rodrigo 'Pelezinho' - livre

Negociado:

MEIA Zé Rafael - vendido ao Palmeiras por R$ 14,5 milhões