Elton Serra: O verdadeiro Brasileirão do Bahia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Elton Serra
  • Elton Serra

Publicado em 16 de julho de 2017 às 05:03

- Atualizado há um ano

O Brasileirão de pontos corridos, já se sabe, é uma competição bastante segmentada. Tem o campeonato daqueles que brigam por título e Libertadores; o campeonato dos que se contentam em ficar no meio da tabela e disputar uma Copa Sul-Americana de consolo; e o campeonato dos que lutam para permanecer na elite. O Bahia, que ocupa posição intermediária na tabela após 13 rodadas, até agora, se sai bem em seu torneio particular.Já escrevi há algumas semanas que o primeiro passo do tricolor é atingir a pontuação necessária para se manter na Série A. Esse é o primeiro campeonato dos comandados de Jorginho: buscar 45 pontos o mais rápido possível. Se a cada 15 pontos somar sete, chegará ao objetivo perto da 30ª rodada. Com 15 pontos em 13 partidas, o Bahia ainda está abaixo da média, mas já completou um terço da meta. Tudo isso pelo campeonato que faz contra os seus adversários diretos.Por coincidência da tabela, dos 13 jogos que fez até agora, o tricolor enfrentou oito dos 10 primeiros colocados. Venceu somente o Cruzeiro. Empatou com o Coritiba e perdeu para Corinthians, Grêmio, Flamengo, Palmeiras, Vasco e Botafogo. Em 24 pontos disputados, somou apenas quatro. Por outro lado, nos outros cinco jogos, contra os nove últimos na Série A, acumulou 11 pontos. O Bahia venceu Atlético-PR, Ponte Preta e Atlético-GO, além de empatar com Vitória e Fluminense. Enquanto está invicto contra os rivais diretos, todas as suas derrotas no Brasileirão foram para times que estão no G10.Nas próximas rodadas, o Bahia seguirá com seu torneio cada vez mais particular. Até o final do primeiro turno encara Avaí, Chapecoense e São Paulo, além de encarar o Sport, que vive ótimo momento no campeonato, mas é considerado um integrante do mesmo grupo do tricolor. Chegar aos 28 pontos até a metade do campeonato é uma meta que deixará a equipe de Jorginho muito mais tranquila para encarar o segundo turno.É claro que o Campeonato Brasileiro tem seus pontos fora da curva todos os anos. O São Paulo, sempre favorito às primeiras posições, é um “intruso” nesta competição à parte. O Vasco, pelas campanhas nos últimos anos, surpreende ao se manter por tanto tempo no G10. Coritiba e Sport oscilam entre o primeiro e o segundo grupos, assim como Atlético-MG e Fluminense. A Série A trará ainda muitas surpresas, para o bem e para o mal, e o Bahia precisa se manter distante do lado negativo desta história.E o Vitória?
Afundado na zona de rebaixamento, o rubro-negro justifica a sua campanha quando pouco consegue pontuar contra adversários diretos. Já enfrentou sete dos últimos 9 colocados, marcando oito pontos - venceu Atlético-MG e Atlético-GO, empatou com Bahia e Avaí, e perdeu para Fluminense, Atlético-PR e São Paulo. O triunfo mais expressivo do Vitória acaba sendo contra o Sport, quinto colocado, na Ilha do Retiro. Porém, o que mais preocupa é a campanha do Leão como mandante: em 21 pontos disputados em Salvador, somou apenas cinco. Em casa, o time de Alexandre Gallo marcou míseros cinco gols e sofreu o dobro. Um retrospecto que foge totalmente da media do clube nos últimos anos.O Vitória, também, precisa acabar com as receitas de time rebaixado. Além das várias mudanças de técnico, toda semana contrata um jogador, mostrando que o planejamento para a temporada foi totalmente equivocado.Elton Serra é jornalista e escreve aos domingos.