Em dia de greve, 30 ônibus 'amarelinhos' são vandalizados em Salvador

salvador
14.06.2019, 09:54:18
Atualizado: 14.06.2019, 12:55:37

Em dia de greve, 30 ônibus 'amarelinhos' são vandalizados em Salvador

Casos aconteceram na Brasilgás, Avenida Suburbana, Sete Portas, Baixa do Fiscal, BR-324 e Calçada

Cerca de 30 micro-ônibus do sistema complementar foram vandalizados nesta sexta-feira (14), em Salvador. Os veículos foram colocados nas ruas para minimizar o impacto da falta de ônibus, em virtude da greve geral.

No entanto, alguns veículos foram apedrejados para impedir a circulação. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os casos aconteceram na Brasilgás, Avenida Suburbana, Sete Portas, Baixa do Fiscal, BR-324 e Calçada. Um dos veículos foi alvejado com um tiro durante a madrugada na avenida Gal Costa. 

Foto: Reprodução/TV Bahia

As principais áreas atendidas pelo sistema complementar são: Avenida Suburbana, Orla, Cajazeiras, Cabula e Centro, para atender a demanda da Estação da Lapa.

Por causa das ações de violência, a Polícia Militar informou que "o policiamento está intensificado em toda cidade com viaturas em pontos específicos e o apoio de especializadas". Participam da operação a Rondesp, a Operação Apolo, a Operação Gêmeos, o Esquadrão Águia e o Batalhão de Choque. 

Durente cerimônia de entrega de geomanta no bairro de São Gonçalo, o prefeito de Salvador, ACM Neto, fez um balanço da operação montada com o objetivo de minimizar os impactos da greve. 

"O transporte coletivo ele praticamente não rodou na cidade, exceto o os microônibus que nós mobilizamos do sistema complementar e ainda assim com muita dificuldade. Sendo que para dificultar ainda aconteceram esses esses atos lamentáveis de agressão ao património público e ao direito das pessoas de ir e vir. Não razoável, estou aqui manifestando a minha insatisfação, o meu protesto como prefeito e cidadão que pouquíssimas pessoas possam interditar as avenidas, queimar pneus, depredar ônibus, com atos de violência. Não é razoável que isso aconteça em nome do direito de se manifestar", destacou o prefeito. 

Foto: Reprodução/TV Bahia

ACM Neto reforçou que é favorável ao direito de se manifestar, mas não de forma violenta. "Eu sou totalmente favorável do direito das pessoas se manifestarem, levantarem suas bandeiras e irem às ruas. Isso é da democracia e fortalece a cidadania no país. Mas, tudo tem limite. O que vimos hoje passa o limite ultrapassa o limite do razoável e do aceitável. Em geral, a cidade parou. Seja pela falta de transporte público, seja pela impossibilidade de transitar, de ter mobilidade, em função do fechamento de avenidas importantes. Inclusive com alguns atos lamentáveis de vandalismo na cidade. A prefeitura vai adotar as providências para, no caso do prejuízo ao patrimonio público,  apurar os responsáveis e buscar a responsabilização dessas pessoas", explicou o gestor municipal. 

Engarrafamento
Por causa das manifestações que acontecem na vidade, o fluxo de veículos está intenso na capital. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador)  dos 315 km de trânsito monitorados na cidade em 131 km (33%) há congestionamentos. 

Manifestantes estão na avenida ACM sentido Shopping da Bahia. Por conta disso, há desvios no tráfego. Os motoristas que estiverem na Avenida Bonocô devem seguir pelo Acesso Norte.E quem vem do Acesso Norte deve seguir pela Avenida Bonocô

Há também manifestação na Calçada (próximo à Estação Ferroviária) sentido Baixa do Fiscal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais