Em jogo eletrizante, Bélgica vence a Tunísia por 5x2

Lukaku se iguala a Cristiano Ronaldo na artilharia do Mundial

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 23 de junho de 2018 às 11:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: PATRIK STOLLARZ/ AFP

A geração belga finalmente está mostrando resultado em uma Copa do Mundo. Ao lado da anfitriã Rússia, a Bélgica se firmou como sensanção da fase classificatória após golear a Tunísia por 5x2, em Spartak, na manhã desse sábado (23). Na primeira rodada, já havia vencido o Panamá por 3x0 e, com seis pontos, lidera o Grupo G.  

Forte coletivamente e individualmente, a Bélgica agora também tem o artilheiro do Mundial. Lukaku marcou duas vezes contra os tunisianos e alcançou o português Cristiano Ronaldo.  

Os primeiros 20 minutos do jogo foram eletrizantes. A Bélgica abriu o placar de pênalti. Aos cinco minutos, Hazard foi derrubado e o juíz apontou para o centro da área. 

Os tunisianos reclamaram que a falta havia sido cometida fora da área e o árbitro de vídeo foi acionado. Após análise, a penalidade foi confirmada e Hazard converteu com tranquilidade. O goleiro Ben Mustapha nem viu a cor da bola: 1x0. 

O primeiro gol do camisa 10 em Copas do Mundo acabou com um tabu. A Bélgica não marcava gol em um primeiro tempo de Mundial havia 16 anos. A última vez tinha sido em 2002, contra a Rússia. 

NA HISTÓRIA  O segundo gol da Bélgica não demorou a sair. Aos 15 minutos, a defesa tunisiana vacilou e permitiu que Mertens roubasse a bola. Ele tocou para Lukaku e só observou o camisa 9 ampliar o placar em Spartak: 2x0. 

A Tunísia não se deixou abater e, apesar da inferioridade técnica, investiu em algumas oportunidades contra o gol de Courtois. Aos 17 minutos, a seleção africana foi eficiente. Khazri cobrou falta e Bronn, de cabeça, diminuiu o placar: 2x1.

Os belgas ainda vibrariam com mais um gol no primeiro tempo. Aos 48 minutos, Meunier tabelou com De Bruyne e tocou para Lukaku. Com um jogo de corpo, o centroavante venceu o zagueiro e bateu de primeira: 3x1. Foi o 40º gol de Lukaku com a camisa da seleção belga. Ele é o maior artilheiro da história da seleção. 

Assim como no primeiro tempo, a Bélgica não tardou a estufar a rede na etapa final. Hazard marcou um golaço logo aos cinco minutos. O camisa 10 recebeu lançamento de De Bruyne, apareceu no meio dos dois zagueiros tunisianos, driblou o goleiro Ben Mustapha e botou a redonda pra beijar a rede: 4x1.

Cabia mais. Batshuayi deixou o banco cheio de vontade. Depois de perder três oportunidades claras, ele aproveitou cruzamento de Tielemans, mandou um carrinho e extravasou aos 44 minutos. Nos acréscimos, Khazri ainda diminuiu para a Tunísia: 5x2.