Embaixador baiano que morreu na Itália será velado em Salvador

Diplomata e esposa, que também será velada aqui, morreram em acidente de carro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2019 às 19:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Ag. Senado

O velório e cerimônia de cremação do embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e da embaixatriz Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, acontecem na segunda-feira (20) no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Os dois eram baianos e morreram em um acidente de carro na Itália, onde estavam de férias, no dia 8 deste mês. 

Marinha e Aeronáutica vão prestar honras militares durante o enterro. A missa será presidida pelo arcebispo Dom Murilo Krieger, ao lado dos capelões das três forças armadas.

Nascido em Salvador e formado em História, Paulo Cordeiro entrou no Itamaraty em 1978 e serviu em vários países durante sua carreira. Ele esteve à frente das embaixadas do Brasil no Haiti, no Canadá e por fim no Líbano, último cargo que teve. Também foi cônsul-geral do Brasil em Milão.

Em 2014, ele foi honrado pela Arab Brazilian Chamber of Commerce por seu trabalho. "Eu estou honrado, mas simplesmente cumpri minhas obrigações, não mereço um tributo", disse ele na ocasião. O diplomata era muito querido pelos colegas.

Paulo, que tinha 65 anos, se casou com Vera 1976. Eles deixam três filhos e três netos. 

Veja a programação da cerimônia:

• 06h15min às 10h30min - Velório na Capela A, ao som do Violinista e Violoncelista. • 10h30min às 10h45min - Saída da Capela A com cortejo fúnebre e Honras Militares • 11h - Celebração da Missa no Salão do Crematório  • 11h40min - Cerimônia de Cremação

Acidente De acordo com a mídia italiana, o acidente que matou o embaixador e a embaixatriz aconteceu na via SS96, entre as comunas de Grumo e Altamura, no sul do país. Eles passavam férias no país. O táxi em que o casal estava colidiu contra um caminhão e o motorista que os levava, Marcello de Filippis, 49, também morreu na hora. (Foto: Reprodução) Em nota, o Palácio do Itamaraty lamentou a morte e expressou a familiares e amigos "sua solidariedade e sentidas condolências". Veja a nota divulgada:

"O Ministério das Relações Exteriores registra, com grande pesar, o falecimento do Embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e de sua mulher, Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, em trágico acidente rodoviário ocorrido no dia de hoje no sul da Itália.

O Ministério das Relações Exteriores expressa aos familiares e amigos do Embaixador Paulo Cordeiro e da Embaixatriz Vera Estrela sua solidariedade e sentidas condolências."