Empoderamento digital

artigo
08.11.2019, 09:14:34
Atualizado: 08.11.2019, 10:41:39

Empoderamento digital

Mas o cenário “robocalíptico”, como vem sendo chamado, não pode prevalecer

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O futuro chegou e já impõe formas até há pouco inimagináveis de convívio, consumo, relacionamentos e trabalho. Poucas gerações na história atravessaram um ponto tão crucial e significativo de rupturas: somos testemunhas da transição para a 4ª Revolução Industrial, marcada pela inteligência artificial e outras tecnologias exponenciais – como biotecnologia e realidade aumentada e virtual. Só no Brasil, esse cenário pode impactar na extinção de 54% dos empregos formais até 2026, ou 30 milhões de vagas fechadas até 2026, segundo estudo da Universidade de Brasília.

Mas o cenário “robocalíptico”, como vem sendo chamado, não pode prevalecer. Este é também um raro momento para reflexão e ação: o que podemos fazer hoje para capacitar e qualificar crianças e jovens prontos para moldar a tecnologia a favor da humanidade?

Temos a chance única de mostrar que essas ferramentas não são forças externas. Por meio do empoderamento digital, celebramos exemplos diários de jovens que conseguiram dar um novo significado ao acesso à Internet e outros dispositivos como smartphones, desde que tenham consciência ética e sejam despertados para o potencial positivo dessas tecnologias na resolução de problemas sociais. Esse é o trabalho que realizamos com a metodologia e a formação da Recode, organização da sociedade civil fundada há 24 anos e parceria de mais de 800 centros de empoderamento digital em parceria com ONGs, bibliotecas e escolas públicas em oito países.

É certo que os desafios são imensos num país tão marcado por desigualdades. Segundo o IBGE, a maior quantidade de famílias sem acesso à Internet está na região Nordeste. Apenas 56,6% das casas está conectada, o que representa mais de dez pontos abaixo da média nacional. Na Bahia, pelo menos 4 a cada 10 lares não possui conexão. O alto preço dos serviços dos provedores está entre as principais barreiras apontadas por essa fatia da população.

Para alavancar de fato a inclusão e o empoderamento digital, precisamos buscar soluções duradoras por meio de uma grande coalizão envolvendo setor privado, sociedade e poder público. Juntos, essa aliança intersetorial deve contribuir com políticas públicas nos três níveis de governo, que nos permitam acelerar a universalização do acesso qualificado à tecnologia, guiado pela educação e por amplas campanhas pelo seu uso consciente e transformador.

Afinal, são milhares de brasileiros que não podem mais esperar para liderar a atual revolução em curso. Que sejamos norteados por humanidade e valores rumo a uma civilização mais empática, justa, inovadora e repleta de oportunidades de desenvolvimento social para todos.

Rodrigo Baggio é empreendedor social e presidente da Recode

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais