Empregos verdes devem gerar 24 milhões postos de trabalho até 2030

Conclusão é do relatório Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo 2018, publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 23 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

A chamada Economia Verde será responsável por criar 24 milhões de novos empregos até 2030, desde que sejam adotadas as ações corretas para limitar o aquecimento global e diversificar os mercados por meio de tecnologias ambientalmente corretas. A conclusão é do relatório "Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo 2018", publicado na segunda semana deste mês pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De acordo com a ONU, qualquer ocupação que possa ter um impacto positivo em termos de reduzir emissões de carbono e impactos ambientais pode ser considerada um emprego verde. Neste guarda-chuva estão, por exemplo, os motoristas de ônibus e os instaladores de placas solares fotovoltaicas, entre outros profissionais.

Em parte, esse avanço deve ocorrer no setor de energia pela promoção do uso de veículos elétricos e a melhoria da eficiência energética de edifícios. As medidas sustentáveis devem impactar serviços como os ligados à agricultura, turismo e pesca.

Segundo o estudo, um total de seis milhões de empregos podem ser criados pela “economia circular” (reciclagem, reparos, aluguel e remanufatura), substituindo a “extração, fabricação, uso e descarte”.

Compensação

Outros 2,5 milhões de postos de trabalho serão criados em eletricidade baseada em fontes renováveis, compensando cerca de 400.000 empregos perdidos na geração baseada em combustíveis fósseis.

A geração de novos empregos pela economia verde vai superar com folga as perdas de vagas em alguns setores pelo mesmo motivo, de acordo com o relatório. Dos 163 setores analisados, apenas 14 perderão mais de 10 mil empregos no mundo. Entre eles estão a extração e o refino de petróleo, que apresentarão perdas de 1 milhão ou mais de empregos.

Ainda segundo o relatório, a transição para sistemas agrícolas mais sustentáveis poderia criar empregos em fazendas orgânicas de médio e grande porte, "além de permitir que os pequenos proprietários diversifiquem suas fontes de renda, especialmente se os agricultores tiverem as habilidades certas".

Brasil

Dos 163 setores analisados pelo relatório da OIT, 137 terão aumento de empregos no Brasil até 2030. O segmento com maior potencial nesse contexto é a construção civil e produção de eletricidade alternativa. A projeção é de que novas práticas sustentáveis vão gerar 440 mil empregos em termos líquidos a mais na economia em 2030 em comparação com a manutenção das tendências atuais.

Contudo, serão fechados 180 mil postos de trabalho, principalmente na produção de eletricidade baseada em combustíveis fósseis e no cultivo de cana de açúcar. A indústria com maior potencial é a da produção de eletricidade eólica, com 79,6%.

Empregos em porcentagem no setor:

* Energia eólica: +79,6%;

* Energia nuclear: +43,2%;

* Biomassa: +42,5%;

* Hidrelétricas: +29,3%;

* Transporte por tubos: - 12,5%;

* Extração de petróleo e derivados: -14,4%;

* Refino de petróleo: -17,1%;

* Produção de energia por carvão: - 99,3%;

Fonte: OIT.