Empresas de telemarketing terão que operar com 30% de trabalhadores remotos

Prefeitura de Salvador determinou ainda que funcionários com mais de 65 anos devem trabalhar de casa para evitar contaminação pelo coronavírus

Publicado em 19 de março de 2020 às 17:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O prefeito ACM Neto determinou que, a partir de segunda-feira (23), as empresas de telemarketing e call center deverão adequar seu funcionamento para manter 30% dos seus funcionários em trabalho remoto como prevenção à expansão do novo coronavírus. Em Salvador, estas companhias empregam cerca de 20 mil pessoas. Assim, se uma empresa possui mil operários, 300 deles devem trabalhar a partir de suas casas.

Além disso, funcionários dessas empresas que pertençam ao grupo de risco do Covid-19, como é o caso dos idosos acima de 65 anos, gestantes e pessoas que utilizam medicamentos imunossupressores, devem ser dispensados da ida ao trabalho. 

A Prefeitura determinou ainda medidas de limpeza e higienização, com a disponibilização de álcool em gel, e a recomendação que máscaras sejam distribuídas entre os empregados. Todas essas determinações serão alvo de fiscalização. A medida tem validade de 15 dias.   "Nosso compromisso prioritário é com a vida das pessoas, como já disse. Claro que me preocupo com a economia, mas antes preciso garantir a preservação da vida das pessoas. Quando podemos conciliar as duas coisas, é o caminho recomendado. Essas empresas geram muitos empregos em nossa cidade, mas também recebemos, sobretudo via redes sociais, várias demandas para que a Prefeitura atuasse junto a elas. Dialogamos com o setor e adotamos as medidas", afirmou ACM Neto. 

Até as 14h desta quinta, Salvador registrou 18 casos de infectados pelo coronavírus. Ao todo, a Bahia conta com 30 pacientes que testaram positivo. Os demais estão em Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2) e Prado (1).

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.