Encontro debate sustentabilidade na construção civil

Fórum de Sustentabilidade da Ademi promoverá, hoje (7/6) 8 palestras no Salvador Shopping

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 7 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O diretor de Gestão Sustentável da Ademi-Ba, Rafael Valente abrirá o evento. (Foto: Divulgação Ademi) Na Semana do Meio Ambiente, as boas práticas para a diminuição dos impactos da construção civil nos recursos naturais estará no centro dos debates promovidos pelo Fórum de Sustentabilidade da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba). O encontro - que chega à 9ª edição reunindo Startups, pesquisas acadêmicas e palestras de especialistas - acontece hoje (7), às 14 horas, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Salvador Shopping. De acordo com o diretor de Gestão Sustentável da Ademi-Ba, Rafael Valente, o evento retorna ao calendário baiano para realizar uma troca de experiência entre os participantes e fortalecer práticas eficientes na relação entre a construção e o meio ambiente. "Seguimos com a missão de abrir o debate focado na inovação ambiental e a eficiência sustentável, pois entendemos que a troca de experiências só beneficia nosso mercado", explica. Ele ressalta que a grande procura por inscrições demonstra a consolidação do elo que vem sendo formado pelo poder público, consumidores e empresas do ramo imobiliário.Programação Quem abre o ciclo de atividades é o professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis, Eduardo Pedreira, que irá abordar a Inovação Ambiental. Também se apresenta no evento o membro do WWI-World Watch Institute - Brasil, Duardo Athayde, que vai falar sobre a inovação na caonstrução civil. "Seguimos com a missão de abrir o debate focado na inovação ambiental e a eficiência sustentável, pois entendemos que a troca de experiências só beneficia nosso mercado" - Rafael Valente, diretor de gestão sustentável da Ademi. Pesquisas acadêmicas focadas nos impactos da construção civil no meio ambiente também terão destaque no fórum, por meio da apresentação de estudantes universitários. No segmento das Startups, o gerente de negócios da empresa paranaense TecVerde traz a Salvador o seu case de sucesso com a palestra “Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood”.  Já o CEO da startup baiana ConstruCode, Diego Mendes, vai apresentar o aplicativo gerador de etiquetas inteligentes para serem utilizadas nos canteiros de obras.  O engenheiro civil Raymundo Dórea, da Engpiso, falará sobre “Inovação Ambiental, IoT e Construtech”. O encerramento fica com os sócios da SPEC – Segurança e Proteção Ecológica, Lucas Guanabara e José Peroba Filho, com o tema Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Consumo Consciente. Depois da palestra haverá um debate com a plateia.  

Vicente Pires Jr. da TecVerde participará do evento com a palestra "Industrialização na construção civil e sistema construtivowood". (Foto: Acervo pessoal)

Empresário apresenta case de construtech  Com nove anos de mercado, a TecVerde é um dos destaques na programação do 9º Fórum de  Sustentabilidade da Ademi-Ba. O  gerente de negócios da empresa, Vicente Pires Junior,  explica como funciona a construtech (empresa que une tecnologia e construção civil).

Qual é o principal destaque na atuação da TecVerde? Buscamos trazer a sustentabilidade para o ramo, alcançando a eficácia tecnológica por meio da industrialização. Através da woodframe (construção com chapas de madeira) realizamos 75% da obra na fábrica, com isso reduzimos riscos de acidentes, gastos e tempo, já que a construção pode ser concluída em até metade do tempo.

Como a TecVerde pode contribuir com o mercado imobiliário baiano? A Bahia é o estado mais populoso da região que tem o maior déficit habitacional do País. Com o modelo de construção ágil, eficaz, econômico e sustentável, acreditamos que a nossa tecnologia pode impactar positivamente.

Qual a importância da  participação da TecVerde no Fórum da Ademi-Ba? Inovação é a nossa principal missão e é uma honra receber o convite para participar de um evento que promove a troca de experiências, pois trazemos a nossa expertise para uma região inédita, difundindo um modelo de construção eficaz, economicamente viável e sustentável.

Serviço 

O quê  9º Fórum de Sustentabilidade da Ademi-Ba

Quando Hoje (7/6),  14h

Onde   Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping Entrada   Inscrição pelo site www.ademi-ba.org.br. R$ 40 e R$ 80.