Enderson traça duelo diferente com o Botafogo, velho conhecido

Retrospecto entre os dois times é de equilíbrio em 2018, mas o tricolor leva vantagem

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 18:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bahia e Botafogo já são como velhos conhecidos em 2018. O duelo deste sábado (20), às 16h, no Engenhão, no Rio de Janeiro, será o quarto entre os dois times na temporada. O retrospecto é de equilíbrio: empate por 3x3, pelo Brasileirão, e um triunfo para cada lado por 2x1, na Copa Sul-Americana. O tricolor, no entanto, leva vantagem por ter eliminado os cariocas nas cobranças de pênaltis no torneio internacional. 

Todo esse conhecimento faz com que os dois times busquem alternativas diferentes para sair do Engenhão com o resultado positivo. O técnico Enderson Moreira prevê um duelo bem diferente do que foi o último entre as equipes. 

“A competição de mata-mata já traz um ambiente diferente. Iniciamos aquele jogo no Engenhão com uma pequena vantagem e o Botafogo sabia que precisava reverter isso. Só que agora é um jogo que a gente sabe que vale muito, vale os três pontos. Qualquer time que sair sem se resguardar pode comprometer o resultado. É sem dúvida um confronto direto pela posição na classificação”, analisou o técnico tricolor.

Com 34 pontos e em 13º lugar, o Bahia luta para se distanciar da zona de rebaixamento e se salvar da degola o mais rápido possível. Para ficar em posição mais confortável na tabela, o tricolor vai precisar fazer algo inédito no Brasileirão: vencer duas partidas seguidas. O Botafogo está uma posição acima, com 35 pontos. 

“Se a gente conseguir duas, três vitórias, a gente muda o patamar da nossa disputa. Se não conseguir, a gente também muda, vai disputar a parte de baixo da tabela. Não dá para prever. O pessoal dizia que o Corinthians ia brigar por Libertadores. Ele está colado na gente (em 11º, com 35 pontos). Esse campeonato é muito traiçoeiro, não dá para relaxar”, continuou Enderson.

Ramires ou Vinícius? Em reta final de temporada, o técnico tricolor ganhou uma boa dor-de-cabeça. Os dois gols marcados por Vinícius no triunfo sobre o Paraná deixaram uma boa impressão e até uma certa dúvida em Enderson Moreira. Por isso, o treinador explica que o camisa 27 pode até jogar junto do garoto Ramires no meio. 

“São jogadores que podem jogar em uma mesma faixa. O Ramires tem a capacidade de fazer outras funções, mais até que o Vinícius, que é um meia clássico, um armador, que tem um poder de finalização, de leitura da jogada. O Ramires é mais trabalhador, no sentido de ter uma dinâmica diferente. Pode jogar como volante, assim como o Vinícius em algumas situações pode vir a jogar, mas não é uma característica. E o Ramires também pode jogar pelo lado. A gente pode, digamos assim, brincar um pouco mais com ele”, explicou.

Nesta quinta (18), Enderson voltou a testar o time que entra em campo diante do Botafogo. Para o confronto, ele ganha os retornos de Nino Paraíba e Jackson, que cumpriram suspensão contra o Paraná. O zagueiro, inclusive, pode voltar ao time titular ao lado de Lucas Fonseca. 

Quem deve desfalcar o time é o zagueiro Tiago. Ele segue em recuperação da lesão sofrida contra o alvinegro. O também zagueiro Everson e o volante Elton seguem na fase de transição para o campo.

“Não dá para lamentar ausência ou dizer que está completo. Temos jogadores no DM que são importantes. Tiago, Everson, Elton... A gente gosta de ter todo mundo à disposição, mas temos sempre uma equipe forte para nos representar”, finalizou Enderson Moreira.